Você sabe que poluímos a Lua? Conheça o lixo lunar

  • por

O homem já foi à Lua há quase meio século e a partir do início da corrida espacial enviou várias expedições para estudar e realizar experiências no local. Mas você sabia que o homem já deixou muito lixo na Lua?? Assim sendo, conheça um pouco mais sobre o lixo que foi deixado pelo homem na Lua, que é conhecido como o lixo lunar.

O Lixo Lunar

Durante o programa Apolo e posteriormente foram retiradas amostras do solo da Lua para estudo, mas em contrapartida, foram deixadas dezenas de toneladas de lixo de vários tipos diferentes. Ao todo, estima-se que existam mais de 180 toneladas de lixo na superfície da Lua. Algumas espécies de objetos são simples lixos comuns, como por exemplo, embalagens, partes de espaçonaves e dejetos humanos. Já outros são objetos ligados à exploração, como por exemplo sondas que, mesmo após a passagem de muitas décadas, continuam funcionando normalmente.

Outro fato que tem se tornado muito preocupante é a enorme quantidade de objetos que se encontram em órbita na Terra, ou seja, sobre nossas cabeças neste exato momento. Tais resíduos constituem uma quantidade muito superior ao encontrado na Lua. As vezes eles retornam a nosso planeta, se desintegrando na reentrada ou chegando até o solo, com risco de causar ferimentos nas pessoas.

Em outra análise, é importante conhecermos uma curiosidade interessante sobre o solo lunar e as interações humanas no local. Existe também uma pessoa que teve seus restos mortais enviados para a Lua. Ele se chama Eugene Shoemaker, um cientista que, apesar de não ter se tornado astronauta, e realizar seu sonho de visitar o espaço, teve as suas cinzas enviadas para a Lua. Verifique mais no artigo: Existe alguém enterrado na Lua??

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Como foi que a Lua se formou??

Fontes: Mega Curioso, Gizmodo, TecMundo, Isto É, Revista Época