Qual é o lugar mais frio do planeta??

  • por

Você é daquelas pessoas que preferem o inverno ao verão?? Então, o artigo de hoje foi feito especialmente para você. Mas se você não é muito adepto dos casacos pesados e dos cobertores, também pode nos acompanhar pois vamos contar qual é o lugar mais frio do planeta. Quem sabe se você não se anima em viajar para lá para passar umas férias, não é verdade?? No entanto, acreditamos de verdade que você não vai querer fazer essa viagem.

O lugar mais frio do planeta

E olhe que lá é frio mesmo, com a marca de 98° C negativos. A temperatura foi medida em agosto de 2010 por satélite e ocorreu no interior do continente antártico, conforme foi apresentado durante o encontro da União Geofísica Americana, realizado na cidade de São Francisco.

A temperatura é cerca de 30° menor que a menor temperatura já registrada em locais reconhecidamente gelados como o Alasca ou a Sibéria (temos um mistério bem interessante sobre a Sibéria também aqui). Lá não existem estações de pesquisa como aquelas mantidas pelos países em vários locais do continente, mas para se ter uma ideia, a estação Vostok, que fica a pouca distância de onde foi registrada a marca, teve a temperatura mínima de 89 graus negativos.

E os locais habitados??

Tudo bem, a Antártida é bem inóspita, não é?? Mas se você quiser algo com um pouco mais de estrutura, temos a Sibéria. Então, falando em Sibéria, o local habitado mais gelado está localizado lá e se chama Verkhoyansk. A cidade fica isolada e possui pouco menos de 1500 habitantes. O local é verdadeiramente gelado e possui em seus registros a temperatura de 67° C negativos, anotada em 1892. Com toda a certeza, Verkhoyansk não é para qualquer um.

Agora, em se tratando do lugar mais frio do Brasil, ninguém ganha do estado de Santa Catarina, em Urubici foi registrada a menor temperatura da história brasileira de forma extraoficial: -17,8° C, em 29 de junho de 1996. Além disso, o registro oficial da menor temperatura também é catarinense e vem da cidade de Caçador, com a marca de -14° C em 11 de junho de 1952.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: E se a Terra não girasse??É verdade que Nero colocou fogo em Roma??

Fontes: R7, Correio da Manhã, BBC News, National Geographic Brasil, Idiomas Rio