Manga e leite – Essa mistura realmente mata?

manga e leite

No artigo de hoje vamos falar de uma crendice popular que se estendeu por todo o Brasil: a de que não se pode de maneira nenhuma misturar manga e leite. Sempre ouvimos de várias pessoas a frase: “Não misture manga e leite, isso mata”. Mas onde surgiu isso?? É verdade que se comermos manga e depois tomarmos um copo de leite poderemos morrer?

A história da estória

Essa crença se iniciou na época do Brasil Colônia, e teve início porque os senhores de escravos da época, possuíam muitas mangueiras, produzindo muitos frutos, um dos principais alimentos dos escravos, mas por outro lado as vacas leiteiras eram raras na época e o leite extremamente caro.

Mito-ou-verdade-manga-com-leite-faz-mal-3

Então, para evitar que os escravos “roubassem” o leite dos animais, os senhores inventaram que ao tomar os alimentos combinados ou um após o outro, o infeliz consumidor viria a óbito.

E não pára por aí, em outras regiões do Brasil, a história foi se espalhando mais ainda e não ficou somente na combinação manga e leite. Outras frutas foram sendo incluídas na receita mortal, ameixa e leite ou uva e leite, por exemplo.

Como em várias lendas urbanas que passam de boca em boca, com pequenas variações, os relatos davam conta de que alguém havia morrido depois de misturar as frutas com leite. Os propósitos mudavam, mas em geral, tais histórias eram mais direcionadas às crianças.

Claro que todas as variações que existem também são balela e não são capazes de causar todos os males que as pessoas passaram a acreditar.

mousse manga

Inclusive, vasculhando a rede, descobrimos que existem várias receitas diferentes de mousse de manga, pudim de manga, sorvete de manga… Todas utilizando manga e leite entre seus ingredientes e pelo jeito ficam muito saborosas. Nesse site temos uma delas.

Até a próxima!!

Veja também: Os alimentos demoram 5 segundos para se contaminarem quando caem no chão??

O que são as fibras alimentares??

7 fatos que você deveria conhecer sobre o alho

Fontes: Cada Estoria, Petit Chef e Robô Laranja