Mapinguari, o gigante brasileiro

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

mapinguari

Várias culturas ao redor do mundo tem seu gigantes: Pé Grande, Ieti, Sasquatch, entre outros. Nessa corrida, o Brasil não poderia ficar de fora e apresenta um criptídeo lendário chamado Mapinguari. Vamos conhecer um pouco de sua história hoje.

O Mapinguari é um ser mitológico que vive dentro da floresta amazônica, se trata de um gigante com um olho apenas que fica em sua testa e a boca que fica em sua barriga. Em algumas versões possui uma armadura feita de casco de tartaruga, em outros uma pele parecida com o couro de jacaré.

Segundo as histórias que o cercam, o Mapinguari emite um grito muito parecido com a voz humana e se os caçadores respondem ele vai ao encontro deles para atacá-los deixando um rastro de destruição por onde passa.

mapinguari2

Relatos de milhares de pessoas dão conta de que realmente a criatura existe e que os principais encontros se dariam durante o período diurno. Já que a criatura teria hábito de circular durante o dia e dormir à noite.

Normalmente o Mapinguari é identificado como uma espécie de preguiça gigante. Tal animal, já extinto, poderia chegar até mesmo a 6 metros de altura. Outro fato interessante é que indígenas residentes na Patagônia Argentina afirmam ter avistado um animal semelhante ao Mapinguari que não poderia ser ferido por flechas devido a uma armadura ou a grossura no seu couro.

784984

 

A história mais impressionante sobre encontros com o Mapinguari ocorreu em 1967 em Codajás, Amazonas. Em tal situação, um grupo de caçadores se deparou com uma fêmea de Mapinguari, dispararam um tiro causando-lhe ferimentos. A fêmea assustou-se e gritou, logo em seguida veio um macho que possuiria aproximadamente 2,5 metros de altura, sendo a única possibilidade dos caçadores a fuga pelo rio para se salvarem. Segundo tais homens, o animal não os seguiu na água.

Em 2006, outra descoberta mexeu com o imaginário das pessoas residentes na cidade de Manaus: um suposto filhote de Mapinguari. Segundo relatos, existiam 16 criaturas com apenas um olho andando sobre as duas patas traseiras que foram mortas pelas pessoas apavoradas. Os cadáveres foram analisados por um veterinário que concluiu se tratar de seis pequenos gatos com algum tipo de deformação genética.

Claro que isso não convenceu a maioria das pessoas já que havia pouca chance de tantos animais com a mesma deformação estarem andando juntos e ainda com as mesmas características conhecidas de uma criatura mítica como o Mapinguari.

E para você?? Será que o Brasil possui seu próprio representante nos criptídeos gigantescos ou seria apenas mais uma lenda contada pelo povo residente na Amazônia??

Até a próxima!!

Fontes: No Amazonas é Assim, só Lendas e Mitos, Portal São Francisco, Science Blogs, Assombrado