Os mistérios do quadro “As Meninas”, de Velázquez

  • por

Muitas obras de arte são conhecidas pelos mistérios que escondem e uma das mais conhecidas foi pintada por Diego Velázquez em 1656 e retrata várias figuras da corte de Filipe IV, da Espanha. Então, vamos conhecer um pouco sobre as histórias que rondam essa obra de arte.

A obra e seu mistério

O primeiro mistério que é guardado por esse quadro é a identidade do homem que é retratado no lado direito do quadro, na penumbra. Todos os outros personagens foram identificados e são conhecidos, mas tal figura enigmática não. Assim sendo, muitos autores criaram teorias sobre a identidade de tal figura, sendo que a maioria das pessoas diz que seria um guarda damas desconhecido. Contudo, outros estudos relatam que seria um homem chamado: Diego Ruiz Azcona, que seria o aio dos infantes retratados no quadro.

Outro fato interessante sobre o quadro é a presença de um espelho no fundo da sala. Esse objeto reflete o Rei Filipe IV e a sua esposa Mariana da Áustria. Segundo a teoria mais aceita, todos os personagens do quadro estão retratados no momento da pintura de um retrato e suas reações, de certa forma, não usuais para uma obra de arte, devem-se ao fato de que o rei e a rainha teriam acabado de chegar na sala.

Além disso, o pintor Velázquez, que também se encontra no quadro com sua paleta de cores em mãos, é retratado com uma Cruz de Santiago. Mas o interessante disso, é que ele foi nomeado para a Ordem de Santiago apenas em 1660, quatro anos depois da conclusão da obra. Assim sendo, os estudiosos acreditam que tal elemento foi incluído na pintura depois de tal data como forma de agradecimento por parte do rei pelos serviços prestados.

E você, conhece mais algum quadro misterioso ou com teorias da conspiração sobre ele??

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Qual a identidade de Monalisa??

7 fatos que você deve conhecer sobre Monalisa – Pt 2

O Mistério da Pedra da Gávea

Fontes: Super Curioso, Mundo Primária, Mega Curioso