Milli Vanilli – O maior vexame da história musical

Milli Vanilli

O mundo musical é repleto de muitos casos de enormes vexames, planos errados, discos encalhados, carreiras destruídas tão rapidamente quanto foram criadas, mas o caso que contaremos hoje com certeza é o maior vexame da história musical, falaremos do sucesso e da queda de Milli Vanilli.

Essa não é uma história de final feliz, com ela aprendemos o quanto se pode perder por buscar o sucesso a qualquer preço e o quanto o próprio sucesso cobra daqueles que o querem a qualquer preço.

milli 2

O sucesso de Milli Vanilli

Tudo se inicia no ano de 1988 quando o produtor musical Frank Farian decidiu criar uma banda de estilo dance, pop e reggae. Iniciou o projeto com os dançarinos Rob Pilatus e Fabrice Morvan e os cantores Charles Shaw, John Davis, Brad Howe e as irmãs Jodie Rocco e Linda Rocco.

Farian percebeu que seus cantores eram talentosos mas nunca teriam apelo comercial, então resolveu colocar Rob e Fabrice a frente de tudo, como vocalistas. O sucesso foi imediato, em apenas dois anos, lançaram 5 singles que foram sucessos nas paradas e chegaram a ser premiados com o Grammy de melhor artista estreante do ano de 1990.

O começo do fim

A mídia começou a desconfiar da musicalidade da dupla ainda no ano de 1989, nesta ocasião, durante um show, a gravação que era interpretada pela dupla, travou e ficou repetindo várias vezes a mesma frase. Apesar de muitas especulações, a dupla continuou a fazer shows e gravou um novo disco na primavera do ano de 1990.

milli

E foi nesse mesmo ano que as coisas começaram realmente a desmoronar. Pressionado por Rob e Fabrice para que o próximo álbum contivesse as suas vozes verdadeiras, Farian resolveu contar a verdade no dia 15 de novembro. Ele relatou que Rob e Fabrice eram fotogênicos e davam apelo comercial às musicas e que as composições eram cantadas por outros artistas.

Como consequências, apenas 4 dias depois da revelação, o Grammy foi retirado da dupla Milli Vanilli, o contrato com a gravadora foi rescindido e a fama foi ao chão. Em um processo milionário, a gravadora foi condenada a indenizar quem havia comprado os discos ou ido aos shows.

Tentativa de retorno da Milli Vanilli e epílogo

Em 1997, Frank Farian retoma a dupla e resolve promover um novo disco, para isso, paga seis meses de uma clínica de reabilitação para Pilatus. Ele estava necessitando dessa ajuda, pois no período havia se envolvido em pequenos crime e estava viciado em drogas.

Mas a dupla nem chegou a fazer a turnê de lançamento do disco. No dia 2 de abril de 1998, Pilatus foi encontrado morto por overdose em um quarto de hotel da cidade de Frankfurt.

Fabrice Morvan continuou carreira solo na música e lançou dois discos com relativo sucesso. Ele também atua como DJ e locutor, chegando a trabalhar em rádios famosas. Reside em Frankfurt, mas também possui residência em Los Angeles, onde aparece frequentemente.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deve conhecer sobre a Banda U2 – 2

7 fatos que você deve conhecer sobre Janis Joplin – 2

Fonte: Balada Anos 80, Monotape, Allan Light, USA Today, IFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.