O mistério do desaparecimento de Ilha Eilean Mor

  • por

 

BNK4PN Flannan Islands Lighthouse (21 miles west of Lewis), the Atlantic Ocean, Scotland

O Arquipélago de Flannan está localizado na costa da Escócia, e sua maior ilha é a Ilha de Eilean Mor onde está localizado um farol para orientação dos navios que passam pela área. Esse isolado local guarda um incrível segredo. Vamos conhecê-lo??

A Ilha e o Farol

O farol foi construído pelo governo Inglês entre os anos de 1895 e 1899 e na ilha foram construídas todas as facilidades que permitiriam que três homens trabalhassem naquele canto isolado realizando a sinalização para os navios que passassem. No mesmo arquipélago havia ainda outro ponto de sinalização, que ficava na ilha de Lewis.

Apesar de isolada, a ilha de Eilean Mor era famosa devido à ocorrência de estranhos acontecimentos que eram relatados pelos marinheiros da época.

O caso mais famoso que se tem notícia é o desaparecimento dos três faroleiros que realizavam a sinalização marítima em dezembro de 1900. As equipes que se ocupavam dos trabalhos se revezavam continuamente, e eram formadas sempre por três homens. Naquela ocasião estavam de serviço Thomas Marshall, James Ducat e Donald McArthur.

O mistério inicia a tomar forma

Os homens chegaram para trabalhar em 4 de dezembro, em 15 de dezembro uma ocorrência estranha, mas que não despertou maiores precauções, foi registrada. Na ocasião, o navio Archtor passava pela área e não foi capaz de ver as luzes do farol. Ao chegar em seu destino, na Escócia, registrou tal situação com as autoridades portuárias.

Em 20 de dezembro, estava programada a viagem que levaria provisões para os homens no farol entretanto, devido ao mau tempo, a viagem teve de ser adiada para dia 26 de dezembro. Quando chegou ao seu destino, o capitão do navio notou que os homens do farol não estavam na costa para recebê-lo. Ademais, não haviam trazido nenhuma das caixas para acomodar as provisões, o que era costume para os funcionários dos faróis.

Um barco foi lançado ao mar e um tripulante chamado Joseph Moore desceu à terra sozinho para contatar os homens que estavam no farol. Mas o misterioso ainda estava por ser descoberto ao se chegar na construção. Lá, Moore deparou-se com as portas do farol fechadas, as camas desfeitas, o relógio parado e a refeição na mesa, intocada.

O marinheiro voltou para o navio com a mensagem desoladora e a ordem do capitão foi para que fossem realizadas buscas minuciosas em cada canto da ilha na tentativa de encontrar os homens. No entanto, como você já pode imaginar, nada foi encontrado.

O diário do farol havia mantido suas entradas até às 9:00 hs de 15 de dezembro. Além disso, alguns sinais de tempestade foram vistos na ilha, mas ao que tudo indica os danos causados foram observados antes dessa entrada do diário.

Explicação e Teorias

A explicação oficial dada pela investigação realizada pelo Superintendente do Escritórios dos Faróis do Norte, Robert Muirhead, foi a de que os três homens se ausentaram do farol ao mesmo tempo, contrariando as regras existentes na época, e que foram varridos por uma onda proveniente da tempestade.

Outros teóricos acreditam que um ou mais homens saíram do farol para realizar algum trabalho com o objetivo de prevenir que a tempestade causasse estragos. Logo depois, foram pegos por ela e ao ver isso, o terceiro homem saiu para ajudá-los e teve o mesmo destino dos outros dois.

Mas uma das teorias mais fantásticas se apoia no fato de que os casacos dos homens ainda estavam no farol, e diz que eles teriam sido vítimas de abdução alienígena ou teriam sido sugados para outra dimensão. Assim sendo, a suposta tempestade que foi registrada no diário do farol, poderia ter sido confundida com alguma outra espécie de fenômeno desconhecido pelos homens de Eilean Mor.

O que você acha que ocorreu aos faroleiros da Ilha de Eilean Mor?? Teria sido uma tempestade o que os carregou para o mar, ou teria uma explicação sobrenatural??

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: O Mistério do Caso Taman Shud – O Homem de Somerton

Fontes: Além da Imaginação, Mundo Freak, Minilua, Ancient Origins, Ah Duvido