5 mitos muito difundidos sobre o paraquedismo

  • por

Com toda a certeza, o paraquedismo é um dos esportes mais radicais que podem ser praticados e muitos não tem coragem para tal. Contudo, aqueles que o praticam dizem que não há nenhuma sensação que possa ser comparada com a de saltar de um avião e chegar até o chão em segurança. Ao longo dos anos, no entanto, foram divulgados vários mitos sobre esse esporte e no artigo de hoje vamos conhecer cinco deles.

Puxando a corda

Um dos mitos mais conhecidos sobre paraquedismo é que seria necessário puxar uma corda para que fosse liberado o paraquedas. Na verdade isso ocorria até os anos 80, nos dias de hoje, o sistema consiste em soltar um pequeno paraquedas que faz com que o vento o infle e puxe o pino de fechamento e libere o paraquedas principal.

algumas escolas de paraquedismo ainda utilizam o modelo antigo de paraquedas para ensinar seus alunos, assim que eles aprendem, o modelo antigo é abandonado. O paraquedas acionado por corda ainda é comum quando se trata de paraquedas reserva, mas esse ninguém gostaria de utilizar.

Na hora de abrir o paraquedas

Um dos mitos mais difundidos e que muita gente acredita devido às imagens que vemos em filmes é que quando se abre o paraquedas, o paraquedista volta a subir alguns metros antes de continuar sua descida. Isso é apenas uma ilusão de ótica formada pela imagem de quem está gravando o salto de outra pessoa já que não há como isso ocorrer.

Velocidade da queda

Outro mito é o de que todas as pessoas atingem a mesma velocidade quando caem. Na verdade essa afirmação não é verdadeira já que a velocidade da queda depende de vários fatores como a posição do corpo e as roupas que são utilizadas, por exemplo.

Reempacotando o paraquedas

Outra história muito comum é de que o próprio paraquedista seria o responsável por embalar o seu próprio paraquedas. Apesar de que alguns realmente preferem reembalar o seu paraquedas, não são todos que o fazem já que os locais de concentração de paraquedistas costumam possuir pessoas especializadas nisso, que fazem esse serviço por um pequeno pagamento.

Altitude de abertura

Muitas pessoas acreditam que alguns paraquedistas são treinados para abrir os seus paraquedas em altitudes muito baixas. Contudo, estudos dizem que são necessários pelo menos 600 a 800 pés de altitude para evitar qualquer tipo de ferimento ao paraquedista.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre Ayrton Senna

Quem foi o padre dos balões??

É verdade que: O navio Cotopaxi reapareceu??

Fontes: Listverse, Sky Dive Foz, Superinteressante, Queda Livre Paraquedismo, Visite Évora