Uma moeda caindo de um prédio pode matar??

  • por

Os grandes prédios fazem parte das paisagens urbanas em qualquer cidade e quanto maiores as cidades onde estão situados, maiores são as suas alturas. Nesse sentido, uma dúvida recorrente das pessoas em relação a esses prédios e a sua altura é: Uma moeda em queda de um prédio pode matar uma pessoa que esteja passando lá embaixo?? Vamos descobrir a resposta para esse questionamento no artigo de hoje.

A moeda assassina

Para entender a física contida nessa questão devemos entender que o potencial de lesões que podem ser causadas por um objeto em queda se relaciona com o seu peso, com a aceleração gravitacional e com o atrito que o objeto terá com o ar. Quando a aceleração gravitacional e o atrito se equilibram, temos o que é chamada de velocidade terminal. A velocidade terminal das moedas não é tão alta devido ao seu formato plano, que causa maior resistência ao ar.

Por exemplo, a velocidade terminal da nossa moeda mais pesada, a de 50 centavos é de pouco menos de 95 km/h, sendo que tal velocidade seria atingida com uma queda de 160 metros. O impacto dessa moeda causaria um choque de pouco mais de 2 joules, ou seja, bem menor de 45 joules necessários para romper o crânio de um ser humano.

Mas isso não quer dizer que qualquer objeto é seguro, quedas de objetos de prédios são perigosas aos transeuntes. Além disso, objetos mais pesados podem matar uma pessoa a depender do seu peso e de onde atingem o desafortunado alvo. Nesse sentido, vários casos de ferimentos causados por objetos que caem de prédios são registrados todos os anos. Infelizmente, alguns dessas casos realmente causam a morte de pessoas no solo.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Por que as bananas escurecem na geladeira??

Fontes: Diário de Biologia, Superinteressante, Fatos Desconhecidos, Curto e Curioso