O atentado e a morte de Abraham Lincoln

 

Abraham Lincoln

Você já ouviu falar no presidente Abraham Lincoln?? Não, ele não se tornou caçador de vampiros. Hoje vamos contar uma parte da história de um dos mais famosos presidentes americanos em um episódio que marcou a história humana para sempre. Falaremos como Abraham Lincoln foi assassinado.

Causas

Lincoln foi assassinado por uma conspiração que envolvia vários sulistas que se sentiam contrariados pela derrota do exército dos confederados durante a Guerra de Secessão, a abolição da escravatura e o desejo de Lincoln de dar aos negros recém-libertos o direito a voto.

Um deles foi John Wilkes Booth, que tinha a missão de matar Lincoln, outros conspiradores deveriam se encarregar do vice-presidente Andrew Johnson e do secretário de estado Willian Seward. A trama tinha a intenção de desestabilizar a União em uma tentativa de ajudar algumas tropas confederadas que não haviam se rendido ainda.

O crime

Abraham Lincoln

Cinco dias após o final oficial da Guerra de Secessão, Lincoln foi até o teatro Ford juntamente com a sua esposa, o major Henry Rathbone e a sua noiva Clara Harris para assistir a uma peça. Booth foi até o teatro e se dirigiu até onde o presidente estava, apresentou um cartão pessoal e após ser consultado o presidente autorizou a sua entrada.

Uma vez lá dentro, Booth sacou sua arma e disparou um único tiro na nuca de Lincoln, o major Rathbone tentou prender o assassino, entrou em luta corporal com ele e foi ferido por uma facada no braço, deixando o assassino escapar.

A fuga

Assim que pôde, Booth, saltou do camarote diretamente no palco do teatro, diz a frase Sic Semper Tyrannis, essa foi a mesma frase dita por Brutus ao assassinar César na Roma Antiga, e quer dizer: “Assim sempre aos tiranos”. Em seguida o assassino fugiu para os fundos do teatro, com uma perna quebrada devido ao salto que deu, onde havia um cavalo esperando.

Posteriormente, a fuga prosseguiu por duas semanas até a Virgínia onde, em um galpão de fumo, o assassino foi encurralado por alguns soldados da União. Em seguida, um tiro foi ouvido e Booth foi encontrado morto. Contudo, não se sabe ao certo se ele foi morto pelos soldados ou se ele se suicidou. Na verdade, existem até alguns relatos e investigações dizendo que ele nunca morreu, tendo fugido do cerco e falecendo muitos anos depois de velhice.

Consequências

Abraham Lincoln

A guerra de Secessão acabou, o país permaneceu unido e a escravidão acabou. Assim sendo, nada que os conspiradores queriam foi conquistado a não ser a morte de Lincoln. Na verdade, isso mais atrapalhou os sulistas do que os ajudou pois o vice-presidente Johnson não era apoiador das políticas agrícolas que os beneficiavam.

Quem residia nos estados confederados também não apoiou a conspiração e a morte de Lincoln pois temiam retaliações por parte do exército da União.

Os outros conspiradores não tiveram mais sorte que Booth, já que quatro deles foram enforcados e quatro foram condenados a prisão.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Só História, Mundo Estranho, White House, History, Americas Library