Os navios irmãos do Titanic – Britannic

330px-HMHS_Britannic

Em artigos anteriores falamos um pouco sobre a história do Titanic, suas curiosidades, lendas urbanas e sobre, é claro, as teorias da conspiração que cercam o mais famoso naufrágio do século XX. Também contamos um pouco sobre a história do Navio Olympic, irmão do Titanic e que teve uma vida de percalços enquanto navegou. No artigo de hoje vamos contar um pouco mais sobre o outro irmão do Titanic: o HMHS Britannic, sua curta vida e a tragédia que cercou o seu fim.

Retomando a história, relembremos que a White Star Line possuía uma competição a vencer, contra a Cunar Lines para demonstrar que era possuía a hegemonia nas viagens pelo Atlantico Norte. Assim encomendou três luxuosos navios aos estaleiros Harland & Wolff: o Olympic, o Titanic e o Britannic.  O Titanic foi ao fundo do mar em sua viagem inaugural, como todos nós já sabemos, o Olympic teve uma história de percalços e acidentes, sobretudo no inicio de seu serviço, mas chegou até o final de sua carreira e foi desmontado, já o Britannic…

HMHS_Galeka_and_the_HMHS_Britannic

O Britannic teve menos sorte que seu irmão Olympic, mas os seus ocupantes, muito mais sorte que os que estavam em seu outro irmão Titanic.

Desde o início dos projetos, o navio deveria se chamar Gigantic, mas com o naufrágio do Titanic e pelo fato de que acabou pegando muito mal para a White Star Line essa história de grandeza e enormidade de seus navios, o nome foi trocado para Britannic.

Foi lançado ao mar em 23 de dezembro de 1915 e imediatamente requisitado pelo almirantado inglês, para a realização de transporte de feridos na qualidade de navio hospital. Serviu no Mar Mediterrâneo nessa condição até que em 21 de novembro de 1916 colidiu com uma mina e afundou em menos de uma hora.

britannic

Dos 1066 passageiros a bordo, 1036 foram salvos. Aqueles que pereceram foi porque seus botes salva vidas foram sugados pelas hélices ainda em movimento.

Até a próxima!!

Veja também: Os navios irmãos do Titanic – Olympic

Titanic e a maldição da múmia

7 fatos que você deveria conhecer sobre o Titanic – parte 2

Fontes: Britannica, All Thats Interesting, Titanic Facts, Ultimate Titanic, SS Maritime, The Vintage News