Qual foi o maior terremoto da história no Brasil?

terremoto

Muitas pessoas têm a visão errada de que no Brasil não ocorrem terremotos, a história nos mostra que tudo não passa de um mito pois todos os anos, o Brasil é atingido por terremotos de pequena intensidade, com 2 a 3 graus na escala Richter e também por abalos de maior magnitude esporadicamente. Mas qual foi o maior terremoto da história no Brasil??

Qual foi o maior terremoto da história do Brasil

1965 foi marcado por grande atividade sísmica, com a ocorrência de um de 6,1 graus na escala Richter na cidade de Vitória. Outro abalo de 6,2 graus na escala Richter foi registrado na cidade de Porto dos Gaúchos, no estado do Mato Grosso. Como resultado, este ainda é considerado o maior terremoto da história no Brasil.

terremoto2

Contudo, efeitos de outros terremotos, como aquele ocorrido em 2012, com 7,1 graus na escala Richter com o epicentro na Colômbia, foram sentidos na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Abalos como esse não são contabilizados, pois o seu epicentro foi fora de nosso país. De maneira idêntica, não são contabilizados aqueles que ocorrem com epicentro no Oceano Atlântico.

Segundo estudos, os estados do Brasil que mais registram terremotos são o Ceará, o Rio Grande do Norte, e uma região do estado de Goiás. Em geral, os abalos sentidos nesses locais costumam ser registrados com intensidade de 3 a 4 graus na escala Richter.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também um artigo que fala sobre outro risco de um grande desastre natural que foi apontado por alguns pesquisadores nos últimos anos: Um tsunami pode ocorrer no Brasil?

Veja também: Quais foram os 7 maiores terremotos da história 

É perigoso usar celular no posto de gasolina??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes, G1, Estadão, Terra