O mistério do MV Sea Bird

  • por

O mundo está cheio de mistérios que desafiam a compreensão humana e nos levam a discutir suas causas e circunstâncias. Mas, com toda a certeza, os mistérios do mar são alguns dos mais populares e mexem com a imaginação das pessoas. De acordo com pesquisadores, isso poderia ocorrer pois, os oceanos e mares, apesar de toda a evolução tecnológica que experimentamos no últimos séculos, ainda é, em sua maior parte, desconhecido e pode guardar segredos aterradores. Então, pensando nisso, o nosso site traz, no artigo de hoje, um desses mistérios marítimos: o desaparecimento da tripulação do MV Sea Bird.

MV Sea Bird

A história humana lista vários mistérios marítimos que merecem ser conhecidos: o desaparecimento do Lady Lovibond, a lenda do holandês voador (que muitos creem ser real), o desaparecimento de toda a tripulação do Mary Celeste, o desaparecimento e reaparecimento do SS Baychimo e os mistérios em volta do Ourang Medan, navio desconhecido que foi encontrado à deriva nas proximidades da Indonésia.

A nossa história de hoje é uma das mais antigas desse tipo, já que ocorreu em 1750. De acordo com relatos, naquela época, o MV Sea Bird foi avistado nas proximidades de Newport Harbor, no litoral do estado norte-americano de Rhode Island, mais precisamente na Praia de Easton.

Inicialmente o navio não chamou a atenção de ninguém, mas tudo mudou quando algumas testemunhas começaram a notar que não havia tribulação no convés daquele navio mercante. O navio foi navegando suavemente até encalhar na praia chamando atenção das demais pessoas que estavam nas proximidades.

Crédito: Paladin27 / Visual Hunt / CC BY-NC

A bordo do navio fantasma

A história já estava estranha e ficaria ainda mais quando as primeiras pessoas conseguiram subir a bordo do navio. De acordo com essas testemunhas, a carga ainda estava no porão, a mesa estava posta e parecia ser exatamente o momento da refeição e alguns até mesmo disseram que uma chaleira fervia no fogão. Não havia nenhum sinal de luta a bordo, todos os bens dos tripulantes foram encontrados nas cabines e apenas um dos botes salva-vidas estava faltando.

As autoridades foram chamadas e a investigação se iniciou, mas não foi encontrada nenhuma resposta para o que teria ocorrido com a tripulação do navio. Pouco tempo depois, o dono da carga conseguiu autorização para descarregá-la e seguir seu caminho original, de Honduras para Newport, também em Rhode Island.

Praia de Easton. Crédito: kittischoen / Visual hunt / CC BY-ND

Algumas histórias começaram a dizer que após o descarregamento, o navio foi levado e desapareceu de forma misteriosa. No entanto, outras fontes afirmam que o navio foi vendido e teve seu nome alterado, como forma de apagar seu passado fantasmagórico e atrair pessoas interessadas em transportar cargas nele.

Versões

Com o passar do tempo várias versões sobre a história passaram a ser divulgadas, tanto pela imprensa daqueles tempos como através da tradição oral entre as pessoas da região. Assim sendo, hoje existem tantas versões dessa história o que se torna temerário citar o nome do capitão ou das testemunhas que haviam visto o navio na praia.

Ainda existem algumas pessoas que afirmam que a história do MV Sea Bird não passa de uma simples lenda urbana. Pois bem, várias das características das lendas urbanas estão presentes na história que contamos e mesmo em suas versões iniciais pode-se identificar algumas dessas características. Contudo, outros afirmam que a história se baseia em um desaparecimento verdadeiro, mas foi aumentada com o tempo para criar pavor nas pessoas.

O que você acha sobre esse mistério do desaparecimento da tribulação do navio MV Sea Bird?? Teria sido um caso parecido com o desaparecimento da tripulação e passageiros do navio Mary Celeste; ou seria apenas mais uma lenda urbana contada e aumentada ao longo dos tempos??

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Qual é o lugar mais frio do planeta??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Esoterx, The Line Up, Sea Museum, Bermuda Triangle Central, Big Dum Boat