O misterioso vórtice do Golfo de Áden

  • por

 

O golfo de Áden é uma reentrância localizada na entrada do Mar Vermelho e recebe seu nome devido a cidade de Áden, pertencente ao Iêmen, e que fica no sul da Península Arábica. O local é conhecido internacionalmente pelos piratas somalianos que navegam pela área e causam pavor nas tripulações que tem que passar pelo local. Além disso, o local ficou muito conhecido após o evento conhecido como o Vórtice do Golfo de Áden. Mas você sabe do que se trata o vórtice??

O Vórtice do Golfo de Áden

Em 9 de novembro de 2009, várias partes da Europa relataram terem visto um enorme vórtice no céu, o misterioso evento durou 12 minutos e foi proveniente do Golfo de Áden. Pouco tempo depois, no início de 2010, o estranho fenômeno se repetiu, embora com menor intensidade.

Após muita especulação e versões divergentes sobre o ocorrido, a versão oficial foi a de que o vórtice se formou após a realização de um teste com mísseis russo que falhou.

Um ponto que deve ser destacado é que o local é extensamente patrulhado por forças navais de mais de 20 países. Oficialmente, esse esforço busca conter a pirataria, já que no local passam mais de 20 mil navios anualmente.

Isso serviu de combustível para aqueles que tentam explicar o fenômeno com as incríveis visões das teorias da conspiração, que tentam explicar o fenômeno de outra forma. Para tais pessoas, o Vórtice do Golfo de Áden nada teve a ver com um teste de mísseis que fracassou, mas sim algo bem mais preocupante.

Os teóricos da conspiração dizem ainda que no período em que foi visto o vórtice teriam sido registrados aproximadamente 50 abalos sísmicos na região, alguns chegando a mais de 5 pontos na escala Richter.

Outro ponto citado é que o governo dos EUA teria criado uma base para estudar o fenômeno e descobrir do que se tratava. Contudo, para alguns, o que ocorreu é que a base já estaria no local e foi o trabalho de tais pesquisadores que causou o vórtice.

Teorias

Para a maioria dessas pessoas, o vórtice seria um portal ou um buraco de minhoca, que permitiria as pessoas viajarem pelo espaço. Tal portal teria sido aberto intencionalmente pelo governo norte americano com a finalidade de realizar experiências.

Algumas pessoas enxergaram tal evento como o início do fim do mundo, pois seria considerado como a quebra do último selo que iniciaria o apocalipse. Já para vários cientistas seria apenas um fenômeno natural indefinido que reagiu com a poluição atmosférica, não havendo maiores implicações.

E você o que acha?? Seria uma experiência ou um portal criado pelos norte americanos; um teste fracassado realizado pelo governo russo; estaríamos vendo o início do fim do mundo; ou seria apenas um fenômeno meteorológico potencializado pela poluição atmosférica.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: A Misteriosa Ilha Bouvet e também O misterioso Voo 19.