O que é a lactose??

leite

Você provavelmente já ouviu falar da lactose, uma vez que ela está constantemente sendo abordada pela mídia, seja em relação a suas características ou às pessoas que possuem intolerância à ela. Mas você sabe o que ela é ou qual é a sua função?

A lactose

Primeiramente temos que dizer que ela é um açúcar presente no leite e em seus derivados, sendo muito importante em nossa alimentação. Mais precisamente, ela é um dissacarídeo, formado por glucose e galactose. Ela é exclusivamente encontrada no leite, pois é produzida pelas glândulas mamárias dos mamíferos. O leite humano tem a concentração de 7,2% de lactose e o leite de vaca 4,8%.

lactose

Esse açúcar é digerido em nosso estômago por uma enzima produzida especialmente para isso, ela se chama lactase e nos acompanha desde que nascemos. De fato, a lactase é a responsável pela quebra da lactose em sacarose, possibilitando sua absorção pelo intestino delgado.

Existem muitas pessoas que não produzem a enzima lactase, ou a produzem em pequena quantidade, essas pessoas não conseguem digerir a lactose e têm problemas graves por isso, essa condição é conhecida como a intolerância à lactose. Pensando nessas pessoas, são produzidos vários alimentos com composições diferenciadas. Estudos apontam que a intolerância a lactose é muito mais comum em residentes em países subdesenvolvidos da Ásia, América e África.

Quando se fala em leite, é comum confundirmos a intolerância à lactose com a alergia aos lácteos, que ocorre por conta de uma reação de nosso sistema imunológico contra às proteínas do leite. Ela é outra doença grave, e se constitui em resposta do sistema imunológico contra as proteínas do leite que são consideradas ameaças.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: O que é a chuva ácida??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Minha Vida, Mimosa, Einstein