Você sabe o que é apendicite??

  • por

 

Estima-se que aproximadamente 7% das pessoas sofreram ou irão sofrer dessa complicação ao longo de suas vidas e se você já teve apendicite sabe o quanto ela pode ser complicada e perigosa para sua saúde. Mas afinal de contas: O que é apendicite??

A Apendicite

Apendicite é uma inflamação de uma parte do corpo chamada apêndice. O apêndice é uma pequena estrutura que fica na região inferior direita do abdômen. Esse órgão produz normalmente um volume constante de muco que é drenado e se mistura com as fezes. A apendicite ocorre quando algo obstrui a saída do apêndice. Essa obstrução pode ocorrer de várias formas, pelo aumento de tecidos linfáticos como resposta a alguma infecção, cálculos provenientes da vesícula biliar, pedaços ressecados de fezes, tumores ou vermes.

Assim sendo, o tratamento cirúrgico com a retirada do apêndice é recomendado de imediato para eliminar possíveis complicações e o agravamento.

Antes que você diga que o apêndice não serve para nada além de doer, saiba que em 2007, cientistas da Universidade Duke nos Estados Unidos descobriram que ele serve também como um depósito de bactérias auxiliares da digestão e possui células linfoides que produzem anticorpos para a defesa do nosso organismo.

Por fim, se você já teve que retirar o apêndice não fique preocupado, a maioria das funções do órgão são facilmente compensadas pelo nosso organismo. Além disso, a sua retirada não causa nenhum risco para a continuidade das funções do corpo.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Aproveite que você já esté em nosso site e veja: 7 benefícios da maçã para a sua saúdeO que é o efeito placebo e também, O que é hérnia de disco??

Fontes: Superinteressante, Terra, Brasil Post, Drauzio Varella, Mundo Estranho, UOL, Toda Biologia