O que é a chuva ácida??

chuva acida

Nos últimos anos, a preocupação com a poluição e com fenômenos atmosféricos extremos tem aumentado em todos os cantos do planeta Terra. Um desses fenômenos é a chuva ácida. Conheça no artigo de hoje: O que é a chuva ácida e como ela se forma.

O primeiro conceito que devemos entender é que todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes em que não haja poluição atmosférica. Essa pequena acidez provem da combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera que produz o ácido carbônico. O problema se inicia a partir do momento em que as chuvas apresentam pH abaixo de 4,5. A partir dessa condição é que se registra o fenômeno que podemos chamar de chuva ácida.

chamines

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico que consiste na precipitação com grande acidez, como vimos, com pH menor que 4,5. Essa acidez vem de uma concentração de ácidos como o dióxido de enxofre ou óxidos de nitrogênio presentes na água que cai do céu. O termo “chuva ácida” foi usado pela primeira vez no século XIX pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith ao descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester, durante a Revolução Industrial. Na ocasião, a precipitação relatada por Smith proveio da grande queima de carvão, que era utilizado pelas industrias. A maioria das ocorrências de chuvas ácidas são associadas a locais industrializados, devido à poluição que muitas indústrias lançam ao meio ambiente.

vulcão

Mas nem sempre a chuva ácida tem origem em poluição causada por atividades humanas. Quando se trata de chuvas ácidas causadas por efeitos naturais, os principais vilões são os vulcões. Durante erupções vulcânicas são jogadas grandes quantidades de gases e partículas que se unem à umidade presente na atmosfera e caem na forma de chuva ácida.

Esse fenômeno pode provocar graves problemas ambientais e provocar danos à saúde dos seres vivos causando impacto mesmo a centenas de quilômetros do local onde se originou a poluição atmosférica. A chuva ácida ainda altera o equilíbrio ecológico dos rios e lagos que se tornam ácidos, podendo até mesmo matar espécies aquáticas e desequilibrar os ecossistemas. Pode-se observar também a corrosão nos metais, nas pinturas dos prédios e em monumentos das cidades, causada por precipitações desse tipo.

Até a próxima!!

Veja também: É verdade que os espelhos atraem raios??

Porque a água do mar é salgada?

Como foi a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu??

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Significados, Info Escola