O que é criptozoologia??

criptozoologia

Certamente você já ouviu falar no Abominável Homem das Neves, no Monstro do Lago Ness, no Chupa Cabra ou na Anaconda?? Além de serem seres lendários, esses animais tem como ponto em comum o fato de serem estudados por muitas pessoas que acreditam em sua existência e tentam prová-la, apesar de não existirem provas irrefutáveis dela.O estudo ao qual nos referimos se chama criptozoologia.

A criptozoologia

A criptozoologia nada mais é do que o estudo e a tentativa de se provar a existência de criaturas lendárias, hipotéticas ou então que tenham sido relatados em poucos encontros com o ser humano. Como resultado, os animais estudados são conhecidos como criptídeos.

criptozoologia

O termo criptozoologia une a palavra kryptos que significa oculto e a palavra zoologia que é o ramo da ciência que estuda os animais. Ainda, acredita-se que o termo criptozoologia foi usado pela primeira vez pelo zoólogo franco belga Bernard Havelmans. Semelhantemente, existe também a criptobotânica, que é o estudo de espécies vegetais lendárias.

Muitos dos pesquisadores que se dedicam a biologia e à zoologia, consideram que a criptozoologia é uma pseudociência, não podendo ser levada a sério como método de pesquisa. 

Apesar de ser questionada pelos principais ramos científicos, vários seres que habitavam apenas os estudos da criptozoologia provaram ser reais, um deles é a lula colossal, descoberta em setembro de 2004, pela equipe do pesquisador japonês Tsunemi Kubodera, o celacanto, que acreditava se estar extinto desde o cretáceo superior, e que foi encontrado em 25 de dezembro de 1938, no litoral da África do Sul. Pode-se citar também o Dragão de Komodo, descoberto em 1910, na Indonésia.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: O que é a chuva ácida??  

O que são animais onívoros??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Ah Duvido, terra