O que é gelo seco??

 

gelo seco

Você já foi a alguma festa ou evento e se viu envolto em uma fria névoa branca com cheiro estranho, popularmente conhecida como névoa ou fumaça de gelo seco?? Quase todos nós já, mas você sabe o que é o gelo seco ou do que ele é feito??

O Gelo Seco

Gelo seco é o nome que popularmente damos gás carbônico (CO2), o mesmo que expiramos durante o processo de respiração, quando se encontra em estado sólido. Esse estado só é atingido quando se leva o gás a temperatura -78°C, que é o seu ponto de congelamento.

gelo seco

 

O evento inverso, que é o retorno ao estado gasoso é conhecido como sublimação e faz com que vejamos aquela névoa pelo piso da festa. Em resumo, essa névoa nada mais é do que gás carbônico retornando ao seu estado gasoso.

Também é utilizado para refrigeração, pois ao contrário do gelo comum, ele não molha o ambiente depois de mudar do estado sólido para o gasoso. Além disso, o gelo seco pode conservar itens que seriam destruídos se fosse utilizado o gelo comum.

gelo seco

 

Apesar de muito útil para vários fins, várias precauções devem ser tomadas, pois ele não deve ter os mesmos usos do gelo comum. O gelo possui uma temperatura extremamente baixa, -78°C e por isso, ele deve ser manipulado com extremo cuidado.  Com isso, a sua manipulação não deve ser feita sem luvas, pois pode queimar a pele de forma muito fácil. Assim como, se as mãos da pessoa que manipula o gelo estiverem molhadas, podem ficar grudadas no gelo seco, já que com tão baixa temperatura a água congela instantaneamente.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: O que é o efeito placebo??

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Info Escola, Brasil Escola, Mundo Vestibular