O que é hérnia de disco??

coluna

Muitas pessoas sofrem de dores nas costas e quando vão buscar ajuda médica descobrem que possuem hérnia cervical, ou como é popularmente conhecida: hérnia de disco, mas você sabe o que é essa patologia?? Conheça no artigo de hoje um pouco sobre ela.

Antes de mais nada é importante citar que o nosso site não é ajuda médica especializada, se você sente qualquer sintoma citado nesse artigo ou qualquer outro de nosso site, deve procurar um especialista de sua confiança e nunca se automedicar!!

Para se entender a hérnia de disco, é importante entender que a coluna vertebral é composta por 33 vértebras em indivíduos adultos e no interior delas, existe um canal onde passa a medula espinhal. Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas que são constituídas por um tecido cartilaginoso que serve para evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer os impactos aos quais a estrutura está sujeita.

Hérnia_de_disco

A hérnia de disco é observada quando, pelo desgaste pelo tempo e o uso repetitivo, parte de um disco da coluna vertebral se desloca de sua posição e comprime a medula espinhal. O seu tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, e, dependendo da sua gravidade, pode ser completamente curada. Existem alguns tipos de hérnias de disco e podem ser classificadas como: extrusa, protrusa e migrada.

Entre as causas mais frequentes para a formação da hérnia de disco estão a predisposição genética, o sedentarismo, o envelhecimento, como citamos acima, e como em várias outras patologias, o tabagismo. Pessoas que costumam carregar ou levantar muito peso também podem apresentar hérnias de disco, em geral após comprometer os tecidos do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral.

Como sintomas da hérnia de disco podemos citar: dores nos braços, dormência ou formigamento nos braços ou mãos, dores no pescoço, dores nos ombros, fraqueza nas pernas, dor ao longo do trajeto do nervo ciático entre outros.

esporte

Uma das melhores formas de evitar a hérnia de disco é praticar uma atividade física de forma regular. Para isso, sem dúvida, é necessário não exagerar na quantidade de exercícios, já que pode surtir efeito contrário e sobrecarregar a coluna. Qualquer dúvida é importante consultar um profissional competente. Outra forma de evitar problemas de coluna é atentar para a postura, principalmente em atividades que sobrecarregam a coluna cervical.

Na maioria das vezes, o tratamento consiste em mudanças de postura e exercícios físicos sob orientação de profissionais e repouso. Sessões de fisioterapia também são costumeiramente prescritas e se o quadro não for controlado, em casos mais graves (por volta de 5% deles) pode ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico. Outros tratamentos estão sendo testados e prometem reduzir ainda mais a necessidade de cirurgias para o tratamento das hérnias de disco.

Até a próxima!!

Veja também: 7 benefícios da maçã para a sua saúde

É verdade que a pimenta causa úlcera??

Fontes: Dráuzio Varella, Info Escola, Revista Saúde, Minha Vida, Hospital Sírio Libanês, Estudo Prático,