O que é hipotermia

  • por

O excesso de calor corporal pode causar danos a saúde, mas a redução da temperatura corporal também pode. Quando a temperatura do corpo humano se reduz, podemos ter um quadro que chamamos de hipotermia. Mas você sabe o que ela é ou por que acontece?? Então, venha conosco conhecer a resposta para essas perguntas no artigo de hoje.

Mais uma vez queremos lembrar que o nosso site apenas busca informar e portanto, caso você sinta algum sintoma deve procurar imediatamente orientação especializada.

Hipotermia

Como dissemos, a hipotermia é quando a temperatura corporal se reduz muito, em geral, abaixo de 35° C. Para entendermos como podemos chegar uma temperatura tão baixa, devemos compreender que o nosso corpo mantém uma temperatura constante através de processos complexos realizados todo o tempo.

Essa condição pode ser causada tanto pela exposição prolongada a temperaturas muito baixas, como por exemplo: em regiões polares sem a proteção adequada de roupas ou abrigo ou então a imersão em água gelada; quanto pela ocorrência de determinadas doenças como por exemplo: diabetes, hipotiroidismo, desnutrição, entre outras.

Crédito:: marksmorton – Visual Hunt / CC BY

Sintomas

Os sintomas que são apresentados pela pessoa que sofre de hipotermia dependem do tempo em que a pessoa está exposta e da temperatura corporal mantida. Em uma hipotermia leve, por exemplo, podem haver arrepios, pele fria e pálida, sensação de cansaço e até mesmo confusão mental.

Em uma hipotermia mais grave pode ocorrer confusão mental, tremores e as extremidades do corpo podem apresentar um tom acinzentado. Além disso, em casos extremos, podem ocorrer sintomas como rigidez muscular, sonolência, alterações de consciência e até mesmo uma condição chamada nu paradoxal (ou desnudamento paradoxal) que é quando uma pessoa que sente frio extremo remove sua roupa, mesmo que isso vá contra os seus instintos de sobrevivência.

Evitando a hipotermia

De fato, a melhor forma de evitar a hipotermia causada por climas frios é se agasalhando devidamente com roupas que mantém o calor corporal e evitando a exposição a ambientes frios. Outro segredo muito importante para evitar a hipotermia é não permanecer com roupas molhadas, já que o corpo humano perde muito mais calor para água.

Outro fator que deve ser analisado para evitar a hipotermia em idosos e crianças é que eles podem perder calor sem se queixarem e entrar em estado de hipotermia sem que se perceba. Portanto, aqueles que vivem com crianças pequenas e idosos devem ter cuidados redobrados.

De qualquer forma, caso você perceba que alguma pessoa está tendo sintomas característicos de hipotermia deve aquecer a vítima e chamar uma ambulância ou o socorro médico da forma mais imediata possível.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O que é a Síndrome da Guerra do Golfo??O que é hérnia de disco??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Tua Saúde, Minuto Saudável, Jornal Ciência, Meteorópole