O que é a nitroglicerina??

dinamite1

Existem muitos explosivos diferentes no mundo, um dos mais conhecidos pelo público em geral é a nitroglicerina, um explosivo extremamente potente mas também extremamente perigoso, mas você sabe o que é a nitroglicerina??

O que é nitroglicerina

A nitroglicerina é um liquido oleoso quando se encontra a temperatura ambiente. Além disso, possui a cor amarelo-esverdeada, solidifica-se a 13º C e é um explosivo extremamente potente e sensível a choques e aumentos de temperatura. Foi descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847, quando misturou glicerina, ácido sulfúrico e glicerina, sendo que seu primeiro nome foi piroglicerina.

nitroglicerina

Como a substância é extremamente volátil, sensível a choques e a aumentos de temperatura, sua manipulação comercial ficou prejudicada em seus primeiros anos de produção. Com isso em mente, Alfred Nobel resolveu misturar a nitroglicerina com outros materiais inertes, em especial um material conhecido como Kieselguhr, diminuindo o perigo de seu manuseio, mas mantendo o seu poder explosivo, assim, no ano de 1867, nasceu a dinamite. A volatilidade do material já havia atingido Nobel quando a fábrica do seu pai explodiu e acabou causando a morte de seu irmão.

O que causa a explosão é a reação em cadeia que ocorre no momento do choque e da violenta liberação de gases que ocorre em seguida. No momento da reação, os gases são liberados a uma velocidade de 7700 metros por segundo. Dessa forma, com a liberação dos gases, são liberados gás carbônico, nitrogênio e oxigênio de forma violenta.

dinamite

Em 1879, Murrel descobriu que a substância tinha também as propriedades de dilatar os vasos sanguíneos. Além disso, graças aos estudos conduzidos por Robert Furchgott, Louis Ignarro e Ferid Murad, a substância é muito utilizada em medicamentos que são utilizados com o fim de tratar doença isquêmica cardíaca, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: O que é a chuva ácida??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Medicina Net, Info Escola, Quimica Volátil