O que é o Carbono 14 e para que serve??

Carbono 14

Você já deve ter ouvido falar que após descobrirem algo, cientistas afirmaram que é proveniente de determinada época através de um teste chamado de carbono 14, mas você sabe do que se trata esse teste e o motivo de se utilizar tal substância?? Assim sendo, conheça hoje o que ele é e no que consiste o teste de datação através da substância:

Carbonos e Carbono 14

Antes de entendermos exatamente qual é o motivo do teste ser realizado, devemos entender o que é o carbono e principalmente o carbono 14. O carbono é uma substância que está presente em todas as matérias vivas, inclusive em nosso corpo. Existe o carbono 12, que é o mais comum, com predominância em relação aos outros com aproximadamente 99% de ocorrência. Contudo, também são registrados o carbono 13, que é responsável por aproximadamente 1% das ocorrências e o carbono 14 que responde por 0,001% de todos os carbonos do planeta.

A substância está também presente em todos os corpos na proporção estimada, entretanto, com a passagem do tempo, ele se transforma em nitrogênio. Na verdade, a substância se forma após a passagem dos raios vindos do espaço. Esses raios arrancam nêutrons dos núcleos dos átomos. Esses nêutrons colidem com os átomos de nitrogênio, que é a substancia mais abundante em nosso planeta formando o carbono 14.

O teste

Os seres vivos acabam adquirindo o carbono 14 através da respiração. Assim sendo, com base nesse conhecimento, o químico Wilard Libby observou que poderia ser calculado o tempo que o organismo parou de respirar com base na quantidade de radiação emitida. A incrível descoberta rendeu a Libby o prêmio Nobel de química em 1960.

Carbono 14

Willard Libby

Entretanto, não podem ser datados períodos superiores a 50 mil anos, pois a cada 5730 anos, a substância perde metade de sua radioatividade. Essa é a chamada meia-vida do carbono 14. Ademais, estima-se que após 10 meias-vidas da substância, não é mais possível datar com precisão e deve-se recorrer a outros meios de datação.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Como funciona o ar-condicionado?? e O que é o amianto??

Fontes: Esquadrão do Conhecimento, Brasil Escola, Superinteressante