O que é o Codex Seraphinianus

  • por

O homem se esforça para esconder o que escreve e para decifrar o que está escrito de forma escondida por outros, isso trouxe ao mundo os estudos da criptografia e muitos avanços na área da segurança das informações e da comunicação, sendo que utilizamos isso constantemente através da internet. Mas esse esforço chega a extremos quando vemos códigos indecifráveis como o Manuscrito Voynich. O caso que vamos mostrar hoje é de um código que não pode ser decifrado até os dias de hoje e que segundo o seu criador é apenas uma obra artística. Assim sendo, veja agora o Codex Seraphinianus.

O Codex Seraphinianus

O Codex Seraphianus é um livro em forma de enciclopédia, escrito pelo arquiteto e artista italiano Luigi Serafini, foi escrito por volta de 1976 e 1978 e publicado pela primeira vez em 1981. A publicação conta com pouco menos de 400 páginas nas quais trata de assuntos como botânica, zoologia, etnografia e arquitetura. Ainda  e ao que parece, descreve um mundo totalmente imaginário.

Luigi Serafini já foi questionado se os caracteres presentes no livro formavam alguma palavra ou mesmo teriam alguma mensagem para passar. Mas, ele negou que o seu Codex tenha algum significado e disse que apenas se trata de uma obra de arte.

Entretanto, apesar da declaração de Serafini, muitas pessoas não acreditaram nisso e tentaram encontrar alguma espécie de padrão entre elas ou mesmo algum sentido entre as ilustrações e o que se encontra escrito. Ademais, pode-se notar algumas palavras em inglês e francês em duas ilustrações do livro.

Mas, o que você pensa que é o Codex Seraphinianus?? Seria apenas uma obra de arte baseada no Manuscrito Voynich; Ou, por outro lado, na verdade seria uma obra cifrada com alguma importante mensagem que pode ser lida apenas por aqueles que possuem os meios??

Veja também: O misterioso Manuscrito Voynich

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Publistorm, Wired, Konncept