O que é o código de hamurabi??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

Hamurabi

Todos nós vivemos em sociedade, isso não é nenhuma novidade e para que isso ocorra de forma tranquila, precisamos de leis que organizem a forma como nos comportamos e agimos uns com os outros. Um dos primeiros exemplos de algo que tente suprir essa necessidade é o Código de Hamurabi. Mas você sabe o que ele é?? Conheça hoje um pouco sobre o que é o Código de Hamurabi.

O rei Hamurabi comandou a Babilônia entre os anos de 1792 a 1750 a.C. sendo conhecido por ter expandido o império e criado o código que levou o seu nome, que tinha o objetivo de regular a vida dos homens da região da época. Tal código possuía 281 artigos e versavam sobre a relação entre os homens da época no que dizia respeito a contratos, às relações pessoais, aos bens, à vida das pessoas, crimes em geral, relação com escravos, entre outros temas.

codigo-de-hamurabi

O Código de Hamurabi se encontra talhado em um monumento e é constituído de 46 colunas em escrita cuneiforme acádica. O Incrível monolito possui 2,25 m de altura e curiosamente é desprovido da cláusula número 13 por questões de superstições da época. Dentre as cláusulas do código de Hamurabi existe o que ficou conhecido como Lei de Talião ou “olho por olho e dente por dente”. Em tais cláusulas é instituída uma espécie de direito de vingança contra aqueles que ofendem ou prejudicar determinadas pessoas.

O código também cria uma espécie de sistema de castas onde os Awilum possuiam direitos maiores que os Muskênum. E as duas classes possuíam direitos maiores que os escravos que eram conhecidos como Wardum.

Hamurabi-2

O monólito onde se encontra o código foi descoberto por uma expedição francesa chefiada por Jacques de Morgan em 1901, no local onde ficava a antiga cidade de Susa, na região onde hoje é localizado o Irã.

O código de Hamurabi juntamente a outros códigos que foram escritos na época tornaram-se a base do que hoje é conhecido como o sistema de leis da nossa sociedade.

Até a próxima!!

Fontes: Mega Curioso, Mackenzie, Sua Pesquisa, Mundo Educação, Info Escola, Mais Que História, Cyber Dúvidas