Você já deve ter ouvido falar sobre uma das mais terríveis armas utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial: o gás mostarda. Mas você sabe o que é esse composto químico ou o que ele causa para as pessoas que entram em contato com ele??
Gás mostarda
O gás mostarda ou iperita, é um composto químico representado pela fórmula química C4H8Cl2S, em temperatura ambiente é um líquido oleoso, em estado puro, não tem cor e nem cheiro, em estado impuro possui uma cor amarelada e um cheiro que lembra o de mostarda.
Foi desenvolvido em 1822 por Cesar Mansuete Depretz e a partir de então, notou-se que na forma de gás, possui características extremamente perigosas para a saúde humana, pois provoca irritação nos olhos e feridas na pele e nas mucosas internas do sistema respiratório.
As queimaduras provocadas pela exposição ao gás podem ser tão graves como as de terceiro grau e podem causar a morte em alguns dias. Além disso, em relação aos pulmões, o gás pode causar vesículas e até mesmo edema pulmonar.
Essa terrível arma foi utilizada na Primeira Guerra Mundial a partir de 1917, quando os alemães a utilizaram em Ypres, Bélgica, contra soldados canadenses e britânicos. Contudo, a vingança não tardou e os aliados o utilizaram contra os alemães após capturar grande quantidade de projéteis inimigos durante a batalha de Cambrai. Estima-se que o gás mostarda foi letal para aproximadamente 1% das pessoas que entraram em contato com ele.
Na atualidade
De fato, hoje seu uso é proibido pela convenção de armas químicas. O gás mostarda não possui nenhuma outra função a não ser como arma e por isso é proibida por tal acordo internacional a sua estocagem em qualquer lugar do mundo.
Apesar de tais acordos e proibições internacionais, o gás mostarda voltou a ser utilizado durante a Guerra Irã-Iraque contra minorias e contra a população do Afeganistão durante a invasão soviética.
Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa fanpage no Facebook!!
Veja também: O que é o efeito placebo??
Veja também: Naufrágios de navios brasileiros na Segunda Guerra Mundial e A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial
* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.
Fontes: UOL, BBC, History, Terra, Mundo Estranho