O que é um esquema Ponzi??

  • por

Você já deve ter ouvido falar de esquemas de enriquecimento rápido, com a promessa de juros exorbitantes, geralmente de encher os olhos e maiores as vezes que os juros pagos por empréstimos que contraímos. Em geral, esses tipos de ofertas bombásticas são esquemas Ponzi ou piramidais, ou seja, golpes arquitetados para lesar as pessoas de boa fé. Mas você sabe o que é esquema Ponzi??

Esquema Ponzi

Normalmente, um esquema Ponzi ou pirâmide financeira, são esquemas que prometem grandes ganhos financeiros, com porcentagens altas e que, em geral, afirma utilizar o dinheiro captado dos investidores para algum ramo de negócio revolucionário que dá altos lucros. Quando o negócio se encontra em funcionamento, os valores daqueles que entram no esquema são utilizados para pagar os rendimentos dos primeiros que entraram. Os seguintes que entram dão seus valores para os outros que entraram pouco depois dos primeiros e assim sucessivamente. O esquema “quebra” quando o número de novos entrantes não é suficiente para gerar o valor necessário para pagar os antigos.

Outro ponto em comum que caracteriza os esquemas de pirâmide ou Ponzi é o pagamento pela indicação de novos membros ou comissão pelas vendas ou negócios que estes realizem, ou seja, os de cima ganham ainda mais comissões sobre os de baixo.

Charles Ponzi

O esquema possui esse nome por causa de Charles Ponzi, um dos primeiros a aplicá-lo. Ponzi era um ítalo americano pobre que iniciou um esquema piramidal de grande porte em Nova York e lesou milhares de pessoas no final da década de 1910. Entretanto, naquela época o esquema ainda era conhecido por outro nome: “Roubar Pedro para pagar Paulo”. Ou seja, por ter outro nome, é possível concluir que o esquema já existia antes dele e revendo registros históricos, nota-se que golpes semelhantes são criados desde o final do século XIX. Desde aquela época, a ideia é repetida com certa frequência e por consequência, costuma levar milhares de investidores a perder suas economias, inclusive no Brasil.

E Madoff, era Ponzi também??

Um dos mais famosos esquemas Ponzi foi arquitetado pelo presidente de sociedade de investimento Bernie Madoff. Ele utilizou a fachada de um fundo de investimentos real para lesar investidores em mais de 22,3 bilhões de dólares durante a década passada. Por fim, o fraudador foi preso em dezembro de 2008 e permanece até hoje na cadeia. E qual foi a pena a qual foi condenado?? “Apenas” 150 anos de prisão.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: O que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial

Fontes: Marketing Multinível, Infomoney, Super Dicas, Revista Exame, Negócios e Dinheiro