O que era a pena de degredo??

degredo

Quando se estuda a história do Brasil Colônia, é muito comum que a pessoa se depare com relatos de pessoas que foram condenadas a uma pena chamada degredo. Mas você sabe o que ela é ou como era aplicada??

Na história portuguesa, o degredo era uma espécie de exílio, onde os condenados tinham que viver fora de Portugal, normalmente iam a serviço da coroa para realizar alguma missão oficial.

Uma pena de degredo era possível de duas formas: ou diretamente, quando a primeira pena do condenado já era a de degredo para um local específico, ou quando era comutada alguma pena específica como de prisão ou de morte para a de degredo. Então, em resumo, um degredado era uma pessoa que havia infringido alguma lei do império Português.

degredados

Entre as missões possíveis para um degredado realizar em nome da Coroa Portuguesa estava a de realizar exploração de um novo local buscando aldeias cidades ou pontos de interesse, construir alguma obra específica ou guarnecer algum forte.

Ainda quando em expedição, os degredados eram incumbidos de descer à terra firme primeiro para avaliar se haviam pessoas no local e se eram amigáveis ou hostis. Da mesma forma durante os primeiros contatos com os nativos eles eram responsáveis por ganhar a confiança destes, chegando até mesmo a residir na aldeia no período em que o navio português estivesse ancorado.

Após prestar serviços para coroa o degredado poderia ter o perdão de sua pena ou a comutação em outra mais leve. Entre os mais famosos degredados portugueses estão o Bacharel de Cananeia, Afonso Ribeiro, João Nunes e Luiz de Moura.

Com a passagem do tempo alguns portugueses de poucas posses buscavam ser condenados ao degredo, Já que Portugal fornecia àqueles que se comprometiam a vir para o Brasil com suas famílias, uma área de terras e ferramentas para trabalharem.

Até a próxima!!

Fontes: Arquivo Nacional, UFPR, Histórias de Portugal e Marrocos