O que eram Sodoma e Gomorra??

John_Martin_-_Sodom_and_Gomorrah

Exemplos de devassidão e punição pelos atos imorais que eram praticados dentro de seus limites, Sodoma e Gomorra são citadas na Bíblia e também em muitos meios como verdadeiros exemplos, mas você sabe o que elas eram ou porque foram punidas??

Segundo a tradição bíblica judaica, Sodoma e Gomorra eram cidades estado que ficavam na região do Vale do Sidim, região próxima do atual mar morto e que abrigava ainda as cidades de Admá, Zebolim e Bela.

Vale do Sidim

As duas cidades ficaram famosas por pecarem contra Deus ao praticarem atos imorais de várias espécies: os habitantes de Sodoma e Gomorra eram blasfemos, avaros e muito apegados aos bens materiais, além disso, costumavam ser cruéis com os forasteiros, havia nas cidades uma tradição de que todos os visitantes da cidade eram obrigados a dormir em uma cama, se fossem muito altos, eram amputados para poderem caber e se fossem muito baixos, teriam de ser esticados até atingir o seu tamanho.

Segundo a tradição bíblica, a cidade de Sodoma abrigou Abraão e sua família e o patriarca intercedeu várias vezes para que não fosse destruída até receber a resposta por parte de Deus de que se houvessem apenas 10 justos na cidade, ela não seria destruída.

Sodoma e Gomorra

Dois anjos descem a cidade e acabam sendo ameaçados pela população da cidade, após ferir todos com cegueira, os anjos ordenam que Abraão, seu sobrinho Ló e suas famílias fujam da cidade e não olhem para trás, conselho que é desobedecido pela mulher de Ló que é transformada em uma estátua de sal. As cidades foram queimadas como fogo e enxofre vindos diretamente do céu.

Muitos arqueólogos vasculharam os locais citados nos livros bíblicos e apesar de seus esforços, não encontraram qualquer vestígio da existência das cidades de Sodoma e Gomorra ou dos eventos que são citados nos textos religiosos.

asteroide

Em 2008, os pesquisadores Alan Bond e Mark Hempsell analisaram o Planisfério, que é uma placa escrita por um astrônomo sumério em 29 de junho de 3123 a.C., e constataram que existe um relato de que um enorme asteroide de mais de um quilometro de diâmetro teria se chocado com os alpes austríacos, mas antes voou perto da superfície e pela sua alta velocidade e alta temperatura, espalhou fumaça e destruição por onde passou, podendo ter matado milhares de pessoas, sendo talvez, o responsável pela destruição das duas cidades.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre o vinho – 2

Qual a origem da expressão olho por olho e dente por dente??

Por que a sexta-feira 13 é dia de azar??

Fontes: Respostas, Info Escola, Aventuras na História, Revista Galileu, Megacurioso