O que foi o integralismo

integralismo

A década de 20 e 30 teve as condições ideais para a chegada ao poder de regimes totalitários de extrema direita, como na Itália Fascista e na Alemanha Nazista, mas o que pouca gente sabe é que o Brasil também possuiu um equivalente, de extrema direita, o integralismo. O que também nem todos sabem, é que o integralismo foi tão importante que chegou a preocupar os poderes centrais e ter entre 600 mil e um milhão de membros. Mas afinal, o que era o integralismo??

O Integralismo

O integralismo era uma doutrina de direita que chegou ao Brasil vindo de Portugal. O principal expoente, no Brasil, do integralismo ou da Ação Integralista Brasileira como também era conhecida, foi o jornalista Plínio Salgado, mas grandes nomes da época também tomaram parte de suas fileiras entre os quais podemos citar Miguel Reale e Gustavo Barroso. Os integralistas cumprimentavam-se com o braço estendido e a saudação “Anauê”, que na língua Tupi significava: “Você é meu irmão”. A Ação Integralista Brasileira foi fundada em 7 de outubro de 1932.

plinio-salgado

Apesar de não ser uma cópia totalmente fiel das ideias pregadas na Alemanha e na Itália, o integralismo possuía também entre as pregações de alguns dos seus membros: o antissemitismo, o nacionalismo, a instituição da disciplina militar, a integridade. Similarmente, também tinha constantemente alguns de seus membros envolvidos em espancamentos e confusões envolvendo essas ideias.

O poder do partido era tão grande, que nas eleições governamentais de 1938, Plínio Salgado tinha chances de ser eleito o presidente no Brasil. No entanto, em 1937, Getúlio Vargas deu um golpe e instituiu o Estado Novo, frustrando as intenções eleitorais dos integralistas. Após o golpe os partidos políticos foram proibidos, inclusive a Ação Integralista Brasileira.

integralismo1

O fim??

Insatisfeitos pelo pouco protagonismo que foi reservado aos integralistas durante o Estado Novo, alguns de seus membros realizaram um ataque contra o Palácio Guanabara, sede do governo federal da época, em 1938. Contudo, o ataque fracassou e depois disso, muitos dos que participaram do ataque foram fuzilados.

Após o fim dos regimes de extrema direita europeus com o encerramento da Segunda Guerra Mundial, os integralistas foram perdendo seu poder aos poucos. Entretanto, alguns núcleos permanecem em atividade até os dias atuais. Alguns de seus políticos permaneceram em atividade também, inclusive ocupando importantes cargos no período da ditadura militar brasileira.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: O que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial  

O que foi o New Deal??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Info Escola, Café História, História do Mundo