O que foi o Show Sangrento de Altamont??

Still from 'Gimme Shelter' film about the Rolling Stones free concert at Altamont Speedway, December 1969. Hells Angels stabbed Meredith Hunter to death after he allegedly pulled a gun. ***TMoS GRABS***

Em 6 de Dezembro de 1969 foi realizado um show que entrou para história da música mundial, infelizmente não pelas melhores razões. Conheça hoje a história do festival do Autódromo de Altamont, na Califórnia.

Os Rolling Stones haviam terminado sua turnê pelos Estados Unidos com grande sucesso e queriam encerrar a sua estada no país com um grande show. Para isso foi planejado um grande festival que reuniria grandes nomes do rock’n roll mundial como: Santana, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Rolling Stones entre outros. Esse festival deveria ser um novo Woodstock.

A diferença é que Woodstock foi planejado e organizado com antecedência e apesar de parecer uma bagunça completa, não ocorreram maiores incidentes. Altamont, ao contrário, já iniciou com grande desorganização. Em um primeiro momento, o festival deveria ser realizado no Parque Golden Gate, em São Francisco, mas os organizadores não receberam autorização. Então, o segundo local escolhido foi o autódromo de Sears Point, mas não foi possível devido a uma disputa pelos direitos do filme Gimme Shelter que seria filmado ali, a escolha seguinte foi o Autódromo de Altamont.

897789165

O festival foi gratuito e reuniu cerca de 300 mil pessoas. Durante os shows, ocorreram três mortes acidentais, duas por acidentes automobilísticos e um afogamento em um canal de irrigação. Faltavam banheiros públicos no local e instalações médicas. Outro problema apontado foram os seguranças contratados para realizar o controle da multidão. Para isso foram contratados motoqueiros do grupo Hell Angels e seu pagamento foi 500 dólares de cerveja. Isso só poderia dar confusão, não é verdade??

O show dos Stones foi uma bagunça. Toda hora alguém queria subir no pequeno palco, quando estavam tocando, ocorreu uma explosão de origem desconhecida e felizmente não causou vítimas. E em várias vezes, a banda tinha que parar de tocar pois os seguranças estavam batendo em todo mundo.

5644651284

Durante a execução da música Under My Thumb, um rapaz chamado Meredith Hunter tentou subir no palco pela segunda vez durante o show, quando ele foi retirado, sacou sua arma e durante a confusão, um dos seguranças, conhecido como Alan Pássaro, esfaqueou-lhe duas vezes. O jovem Meredith morreu em seguida.

Sem saber do que ocorria, os Stones continuaram com o show, que continuava violento como no início, com os Hell Angels batendo em quem conseguiam. Logo que encerraram sua apresentação, os músicos correram em meio à escuridão até uma colina onde um helicóptero os esperava.

O show foi um ponto negativo na carreira da banda, gerando enormes críticas por parte da mídia. Alan Pássaro foi julgado em 1971 e foi considerado inocente, uma vez que teria agido em legítima defesa. O documentário Gimme Shelter foi lançado em 1970 e cobria a turnê que foi realizada no ano anterior nos Estados Unidos.

Até a próxima!!

Fontes: Mundo Estranho, Blog do Jovino, Folha, History