Raios petrificados: O que são os Fulguritos??

raio_INPE

Você sabe o que são os fulguritos?? Já ouviu falar do que acontece quando um raio atinge a areia?? Hoje vamos mostrar essas lindas formações encontradas nas praias e dunas ao redor de todo o mundo.

Os fulguritos

Raios caem em vários locais diferentes, e quando caem na areia, formam uma estrutura conhecida como os fulguritos ou também como raios petrificados. Essas verdadeiras obras de arte se formam devido aos 1800º C com que os raios atingem o solo.

Com essa enorme temperatura, a areia praticamente derrete e forma uma estrutura que em geral é parecida com um tubo, é oca, tem a aparência vítrea, ainda pode-se dizer que os grãos de areia que ficam por fora são semiderretidos e assim a aparência dos fulguritos é áspera.

fulguritos

O maior fulgurito do mundo mede 4,9 metros e foi encontrado no norte do estado americano da Flórida, essa estrutura se encontra exposta no Museu de História Natural da Universidade de Yale, até existem relatos de fulguritos maiores, mas nenhum deles está devidamente documentado. Em virtude de observar os fulguritos que se acredita que os povos antigos encontraram os meios para fabricar o vidro.

Prevendo o tempo

A presença dos fulguritos em uma área pode indicar que o local é atingido de forma costumeira por raios e portanto, isso pode ajudar na compreensão dos climas passados. Por exemplo, pode-se observar muitos fulguritos no Deserto do Saara, ma lá são registrados poucas tempestades, então pode-se concluir que elas eram muito frequentes naquela região em períodos anteriores.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deve saber sobre Galileu Galilei 2

Roy Sullivan, o homem atingido 7 Vezes por raios

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Aliás, nossa postagem ainda não acabou, fique com mais algumas dessas maravilhosas estruturas:

Fulgurite1

fulgurito

Fulgurito01

fulgurito3

fulguritos

fulguritos

fulguritos

fulguritos

Fontes: Meteoropole, apolo11, INPE, Física-POTIERJ, Diário de Biologia, SbFísica, Blasting News