O que são lendas urbanas??

lendas-urbanas

Você já deve ter ouvido falar desse termo principalmente quando se trata de histórias assustadoras que são compartilhadas ou contadas de pessoa para pessoa e que normalmente tem o poder de nos deixar amedrontados. Mas você sabe o que é uma lenda urbana?? Vamos conhecer no artigo de hoje.

Lendas urbanas são histórias contadas de pessoa para pessoa, compartilhadas por e-mail ou redes sociais e que possuem temas normalmente sensacionalistas e fantásticos que na maioria das vezes alertam para perigos, normalmente irreais ou exagerados. Outras afirmam fatos impossíveis de serem confirmados, mas que surpreendem o interlocutor por serem fantásticos e chamarem a atenção.

lendas urbanas 2

Como personagens possuem pessoas desconhecidas de ambos os interlocutores geralmente aquilo que chamamos de “amigo de um amigo meu”, mas que são pessoas “comuns”, ou seja, isso “poderia ocorrer com qualquer um, tornando a história mais próxima dos interlocutores.

A primeira vez que o termo lenda urbana foi utilizado remonta ao ano de 1968 quando o professor Jan Harold Brunvand utilizou o termo em uma série de livros que publicou.

Mas as lendas urbanas são muito mais antigas do que pode parecer e ao que parece, elas nascem em um local indeterminado e com a passagem do tempo e com a divulgação pelos mais diversos locais, vai ganhando contornos que são determinados pelos medos das populações que as ouvem.

lendas urbanas

Mas o que a maioria dos especialistas concorda é que a maior parte das lendas urbanas assustadoras possuem algum fundo de verdade, na maioria das vezes ela se baseia em algo real, que ocorreu de forma diferente do contado na lenda, mas que devido ao seu potencial de causar medo na população é rapidamente adaptado e aumentado.

Entre as mais famosas lendas urbanas temos: A Loira do Banheiro, O Perseguidor Noturno, o homem que acorda, após ser seduzido por uma linda mulher, sem os rins, a Kombi dos Palhaços e várias outras.

Até a próxima!!

Fontes: Info Escola, Ah Duvido, Superinteressante, UOL, Top 10, Tec Mundo