O “Soldado Ryan” existiu de verdade??

soldado Ryan

Muitas histórias são contadas em livros e filmes com uma paixão tal que acreditamos que se tratam de verdades históricas. Uma dessas histórias é contada no filme: “O Resgate do Soldado Ryan”, história que retrata o resgate de um soldado durante a Invasão da Normandia e nos dias posteriores. Por isso perguntamos: será que essa história aconteceu de verdade ou terá sido apenas mais uma história inventada pela máquina de entretenimento de Hollywood??

O filme “O resgate do Soldado Ryan” foi dirigido por Steven Spielberg e foi lançado em 1998, com grandes nomes em seu elenco e uma história dramática a ser contada sobre um soldado que é resgatado depois de ter perdido três irmãos durante o conflito.

O Soldado Ryan existiu, ou não??

E a resposta para o nosso questionamento é: A história é verdadeira, pelo menos em parte dela. A família atingida pela tragédia foram os Niland, uma família também composta por quatro irmãos – Edward, Preston, Bob e Frederick (Fritz) Niland.

irmaos Niland

Edward pertencia a uma unidade de paraquedismo e saltou sobre as selvas da Birmânia ocupada pelo exército japonês e foi capturado e como era de praxe naqueles dias, foi considerado como morto em ação.

Bob participou das tropas que realizaram a invasão da Normandia no Dia D e morreu como um herói ao defender a sua unidade contra um ataque alemão. Ele e mais dois companheiros ficaram para trás com o objetivo de dar tempo aos seus companheiros para fugirem do local.

O terceiro irmão, Preston, foi morto no dia seguinte. Ele participou do ataque à Praia de Utah e sobreviveu, mas foi ferido mortalmente durante a ação, quando tentou capturar a Bateria de Crisbecq, um bunker poderoso que já havia conseguido afundar um destróier aliado.

Soldado Ryan

Voltando para casa

A partir disso, o Departamento de Guerra dos Estados Unidos resolveu que a mãe da família Niland não receberia a quarta carta avisando sobre a morte de um filho. Para isso, foi montada uma operação para resgatar o soldado Frederick Niland.

A missão foi dada ao capelão do exército Francis Sampson. Ele encontrou o soldado Frederick Niland e foi também o responsável por contar-lhe as tristes notícias sobre a morte de seus irmãos.

Francis_Sampson

Francis Sampson

O irmão remanescente foi enviado para casa e passou o restante dos dias da Segunda Guerra Mundial cumprindo obrigações militares na Polícia do Exército. Em 1945 a família teve a ótima noticia que Edward havia sobrevivido, mesmo contra todas as probabilidades e também retornaria para casa.

Até a próxima!!

Veja também: O que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial

O que eram Sodoma e Gomorra??

O que é o Carbono 14 e para que serve??

Fontes: Mega Curioso, Chico Miranda, Adoro Cinema, Teologia e Pastoral