É verdade que o Titanic não afundou em 1912??

Titanic 2

Como vocês sabem e já falamos aqui, o Titanic mexe com a imaginação das pessoas, muito se deve a como o desastre foi documentado ao longo dos ano e muito se deve ao sucesso do filme de James Cameron do ano de 1997, que travestiu de romance a tragédia e divulgou ao grande público o acontecido.

Um outro grupo que luta para manter as histórias de Titanic vivas são os amantes das teorias da conspiração que tiveram em no acontecimento um terreno fértil para especulações dos mais diversos tipos. Algumas mais fantásticas, que parecem ter saído do livro de ficção dos mais inverossímeis, outras mais plausíveis que nos deixam pensando, enfim, tem para todos os gostos e imaginações.

Titanic 3

A que iremos falar hoje é uma das mais difundidas ao longo dos tempos, a de que o navio que afundou na verdade não era o Titanic, mas na verdade o seu navio irmão Olympic, que teria sido transformado em Titanic especialmente para isso (para conhecer um pouco mais dos navios irmãos de Titanic leia também: Os navios irmãos do Titanic – Olympic e Os navios irmãos do Titanic – Britannic).

Mas por que afundar um navio novo como era o Olympic e não se importar com a enorme perda de vidas, inclusive de seu capitão Smith e de um dos engenheiros que o projetaram, o senhor Thomas Andrews: Qual o interesse faria com que alguém tivesse tanto desprezo pela segurança e vida de tantas pessoas?? Parece não fazer sentido, não é verdade??

Bom, a história não é bem assim, essa teoria diz que o que foi planejado pela diretoria da empresa White Star Line não aconteceu da forma como foi planejada, todos os passageiros deveriam ter sido resgatados e em teoria, nenhuma vida teria sido perdida.

Olympic com camuflagem durante a Primeira Guerra Mundial

Olympic com camuflagem durante a Primeira Guerra Mundial

Toda a trama começou a tomar forma em 1911 quando o mesmo Capitão
Edward Smith comandava o Olympic e durante a saída de um porto chocou-se contra um navio da marinha britânica, o HMS Hawke, e por isso teve de retornar aos estaleiros da companhia Harland & Wolff para os consertos.

Como o navio não tinha seguro e não valia a pena consertá-lo e deixá-lo operacional, resolveram fazer o mínimo necessário para uma viagem onde seria afundado. Para não deixar suspeitas de seu conserto ter sido realizado de forma displicente, resolveram transformá-lo em Titanic, fizeram um grande seguro para tal navio. O Titanic seria rebatizado de Olympic e seria utilizado normalmente como navio de passageiros durante a sua vida útil. Ou seja, a ideia era basicamente trocar os navios e fazer um grande seguro para o “novo” Titanic.

Californian

Navio SS Californian

Segundo algumas versões, o naufrágio se daria no quinto dia de navegação, nas proximidades da costa dos Estados Unidos e nem seria necessária a utilização dos poucos botes salva-vidas que eram transportado, os navios das proximidades se encarregariam de salvar a todos.

Por precipitação do capitão Smith, o acidente ocorreu um dia antes, e não ocorreu contra um iceberg, como a história conta e sim contra um navio que estaria para ajudar quando do naufrágio. O navio misterioso teria naufragado rapidamente.

O navio Californian, que ficou famoso e foi muito criticado por não ter ajudado a salvar os passageiros durante o acidente, na verdade estaria esperando para salvar os passageiros. No momento do acidente, disparou os foguetes esperando a resposta de que o Titanic estaria em apuros, mas a mensagem que veio foi de que tudo estaria bem, como o operador de rádio do Californian já havia comunicado com o Titanic e havia sido repelido pelos operadores do Titanic, a tripulação acreditou que o plano original havia sido mantido e a operação ocorreria apenas no dia posterior.

As principais explicações para essa história passam por um erro histórico dos jornalistas da época do desastre. Como haviam poucas imagens do Titanic, era comum que fossem utilizadas as imagens do Olympic para ilustrar as matérias. Na verdade, quase não deu tempo de fotografar o navio, já que afundou em sua primeira viagem.

titanic

De qualquer forma, oficialmente, o Olympic acabou sendo responsável, mesmo que indiretamente, pelo encontro mortal do Titanic com o iceberg pois, quando bateu contra o navio HMS Hawke e mais tarde, quando uma de suas hélices foi arrancada por um banco de areia submerso, várias peças foram sendo retiradas do Titanic para repará-lo e com isso, o lançamento do Titanic foi sendo atrasado, fazendo a primeira viagem ter ocorrido em uma época mais perigosa no Atlântico Norte.

E para você?? A White Star Line realmente trocou os navios e causou a morte de mais de 1500 pessoas apenas para receber o valor do seguro:, ou tudo não passa de apenas mais uma lenda inventada por uma simples confusão causada pelos jornalistas da época:

Até a próxima!!

Fontes: Titanic em Foco, Mega Curioso, O Buteco da Net, Britannica, All Thats Interesting, Titanic Facts, Ultimate Titanic, SS Maritime, The Vintage News