Qual a origem da expressão “lua de mel”??

A quase totalidade dos casais que se unem através do matrimônio conhecem o que significa a “lua de mel”. A maioria dos solteiros também já ouviu falar nela, mas poucas pessoas sabem qual origem da expressão “lua de mel”. Então, venha conosco para conhecer a história da origem dessa expressão.

“Lua de mel”

Antes de mais nada, é importante dizer que a “lua de mel” nada mais é do que o período privado passado entre um casal logo após um casamento. Então, desde que a tradição matrimonial foi criada, casais de diferentes partes do mundo começaram a celebrar, à sua maneira e de acordo com seus valores, esses primeiros momentos de união. Existem relatos de que homens e mulheres que haviam se casado recentemente tinham determinados “favores” da sociedade desde tempos muito antigos.

Só para exemplificar, nos tempos anteriores a Jesus Cristo, os homens recém-casados não participavam de nenhuma atividade da sociedade babilônica ou eram enviados para guerra por um ano após um casamento. Boa parte da ideia que estava por trás dessas tradições de “lua de mel” estava o crescimento populacional e a instituição de famílias numerosas.

A origem

A origem da expressão “lua de mel” é controversa. A explicação mais aceita é que ela remontaria aos antigos costumes nórdicos do século XVI. De acordo com tais costumes, os recém casados bebiam uma bebida alcoólica feita através da fermentação do mel diluído em água, chamada hidromel, durante a primeira lua cheia ou aquela que ficasse mais próxima da data de seu casamento. Algumas variações dessa tradição diziam que o casal deveria beber hidromel durante um mês inteiro antes ou depois do casamento. Algumas sociedades acreditavam que o hidromel possuía propriedades afrodisíacas, por isso era essa bebida utilizada para o ritual realizado pelos recém casados.

Contudo, de acordo com outros pesquisadores, a tradição da lua de mel nasceu na Babilônia e consistia na oferta de hidromel que o pai da noiva deveria fazer ao casal. Esse hidromel deveria ser consumido durante as noites de um mês inteiro. Já outra versão, desta vez originada em Roma, explica que uma tradição daqueles tempos era espalhar gotas de mel na entrada da casa dos recém casados. Em geral isso era praticado com o intuito de trazer fertilidade para o casal.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Qual a origem: “olho por olho e dente por dente”??Qual a origem da expressão: “Acabar em pizza”??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Casamentos, Superinteressante, Sabiam que Gosto de Curiosidades, Inesquecível Casamento, Portal São Francisco, Casar é um Barato, Segredos do Mundo