Qual a origem do Outubro Rosa??

  • por

 

Com toda a certeza você deve ter notado que todos os anos, os meios de comunicação, redes sociais e unidades de saúde divulgam uma importante campanha de prevenção ao câncer de mama chamada Outubro Rosa. Mas você sabe qual a origem dessa campanha??

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha internacional e visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama, uma das principais causas de mortes de mulheres em todo o planeta.

Toda essa ação se iniciou em 1997, nas cidades de Giba e Lodi, nos Estados Unidos com a distribuição de laços cor de rosa. Esse já era um dos símbolos da luta contra a doença desde o início da década de 90 e foi idealizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, na cidade de Nova York. Assim sendo, esses conhecidos laços cor de rosa passaram a representar os esforços contra a doença.

Já no primeiro ano, para sensibilizar a população das cidades, as ruas foram enfeitadas com os laços rosas, foram realizadas ações diversas como: corridas, desfile de modas com mulheres que venceram a doença e até mesmo atividades recreativas e esportivas de diversos tipos. No ano seguinte, o congresso dos Estados Unidos definiu o mês de outubro como o mês de prevenção do câncer de mama em todo o país e, a partir disso, a campanha tomou o país e o mundo.

No Brasil

Crédito: Vanessa Rodrigues

Desde o primeiro evento de divulgação da campanha, o Outubro Rosa passou a ganhar inúmeros outros locais do mundo e passou a integrar os esforços de divulgação da luta contra a doença. Em 2002, a campanha desembarcou em nossas terras. Contudo, ainda de forma muito tímida, com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na cidade de São Paulo.

Logo depois, ainda durante a década de 2000, outras cidades passaram a realizar várias atividades voltadas para a data. Então, passaram a ser observadas a distribuição de material de divulgação e conscientização, mutirões de consultas médicas com especialistas, realização de exames preventivos. Assim sendo, com o passar do tempo, o Outubro Rosa ia ganhando o Brasil de forma rápida.

Um dos maiores símbolos da data, o laço rosa, passou a ganhar as ruas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais de quase todas as cidades brasileiras que passaram a ser enfeitados e apresentar iluminação rosa. Quase imediatamente a população começou a reconhecer os símbolos da campanha de forma automática.

Não se esqueça, se você sentir qualquer sintoma deve procurar auxílio médico especializado. Além disso, considere que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra a maioria das doenças.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O que é o efeito placebo??

Fontes: Brasil Escola, Outubro Rosa, Sei Eventos, Área de Mulher, 50 de Tons de Rosa, INCA, Terra