Os alimentos demoram 5 segundos para se contaminarem quando caem no chão??

Jelly toast on floor

Essa é a famosa regra dos cinco segundos, se você já ouviu falar sobre ela, sabe que ela diz que qualquer alimento que caia no chão não sofre qualquer contaminação se não ficar cinco segundos em contato com o solo. Mas será que essa história é verdade ou apenas mais uma lenda urbana??

Bem, a resposta para esse questionamento é: Não chega a ser uma mentira, mas também não é bem assim… Dependendo do tempo em que os alimentos ficam em contato com a superfície contaminada, um número maior de bactérias se transferem ao alimento, mas ao cair no chão o alimento já se contamina. Ou seja, quanto maior for o tempo em contato com superfícies contaminadas, sem limite de 5 segundos, mais ele se tornará um alimento contaminado.

ravi-dalchand

Outro fator importante diz respeito a espécie de superfície em que os alimentos caem. Em superfícies muito contaminadas, o tempo será menor para atingir o mesmo nível de contaminação de uma superfície limpa.

Além de tais considerações, deve ser levado em consideração o tipo de alimento de que estamos falando. Estudos revelaram que alimentos pastosos se contaminam de forma mais fácil e por isso, nesses casos a regra não vale nada. E devemos lembrar que a geleia sempre cai para baixo…

Em um artigo mais antigo de nosso site, lançado um bom tempo atrás, nós falamos de um executivo que queria demonstrar o produto de sua empresa, um novo aspirador e vaporizador, e para isso foi até uma estação do metrô da cidade canadense de Toronto e comeu uma deliciosa massa diretamente do chão, confira aqui: Para demonstrar produto, executivo come no chão

Até a próxima!!

Veja Também: O que são as fibras alimentares??

5 mitos sobre o leite que muita gente ainda acredita

7 fatos que você deveria conhecer sobre o sal – 2

A mistura de Coca Cola e Mentos pode matar??

Fontes: Superinteressante, Mundo Estranho, Exame, Gizmodo, Huff Post Brasil