Os mistérios do quadro “as meninas”, de Velázquez

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

meninas1

Muitas obras de arte são conhecidas pelos mistérios que escondem. Um dos mais conhecidos foi pintado por Diego Velázquez em 1656 e retrata várias figuras da corte de Filipe IV, da Espanha. Vamos conhecer um pouco sobre as histórias que rondam essa obra de arte.

O primeiro mistério que é guardado por esse quadro é a identidade do homem que é retratado no lado direito do quadro, na penumbra. Todos os outros personagens foram identificados menos tal figura enigmática. Muitos autores criaram teorias sobre a identidade de tal figura, sendo que a maioria das pessoas diz que seria um guarda damas desconhecido. Outros estudos relatam que seria um homem chamado: Diego Ruiz Azcona, que seria o aio dos infantes retratados no quadro.

velazquez_asmeninas

Outro fato interessante sobre o quadro é a presença de um espelho no fundo da sala. Esse objeto reflete o Rei Filipe IV e a sua esposa Mariana da Áustria. Segundo a teoria mais aceita, todos os personagens do quadro estão retratados no momento da pintura de um retrato e suas reações, de certa forma, não usuais para uma obra de arte, devem-se ao fato de que o rei e a rainha teriam acabado de chegar na sala.

Diego Velazquez

Além disso, o pintor Velázquez, que também se encontra no quadro com sua paleta de cores em mãos, é retratado com uma Cruz de Santiago. O interessante do caso, é que ele foi nomeado para ordem de Santiago apenas em 1660, quatro anos depois da conclusão da obra, o que leva os estudiosos acreditarem que tal elemento foi incluído na pintura depois de tal data como forma de agradecimento por parte do rei pelos serviços prestados.

E você: conhece mais algum quadro misterioso ou com teorias da conspiração sobre ele??

Até a próxima!!

Veja também: Qual a identidade de Monalisa??

Fontes: Super Curioso, Mundo Primária, Mega Curioso