Os navios irmãos do Titanic – Olympic

Titanic

A tragédia naval mais conhecida do século XX foi retratada inúmeras vezes: filmes, livros, documentários, e claro Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, mas o que muitas pessoas não sabem é que o navio transatlântico Titanic possuía dois irmãos. Esses navios eram da mesma classe e foram planejados para transportar passageiros ao redor do mundo. Esses dois gigantes dos mares se chamavam Olympic e Britannic. Hoje vamos falar um pouco sobre o navio RMS Olympic do Titanic e seus percalços.

O primeiro navio construído pelo estaleiro Irlandês Harland & Wolff sob encomenda da empresa White Star Line tinha uma missão nada fácil: desbancar os gigantescos navios operados pela empresa rival Cunard Lines, que na primeira década do século passado realizavam a travessia entre a Europa e os Estados Unidos, eles eram o Mauritânia e o Lusitânia.

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O Olympic ficou pronto no ano de 1911, fez sua viagem inaugural aos Estados Unidos em 14 de junho de 1911, sob o comando do capitão Edward Smith, o mesmo que, alguns meses mais tarde, estaria na viagem inaugural do Titanic.

A vida do Olympic não foi nada fácil, ainda no ano de 1911, também sob o comando do capitão Smith, abalroou um navio da marinha de guerra inglesa, o HMS Hawke, ao largo da Ilha de Wright, apesar de ter tido danos consideráveis e ter tido dois compartimentos estanques inundados, conseguiu retornar ao porto de Southampton. Em fevereiro do ano de 1912, novamente o navio foi avariado ao colidir suas hélices em um banco de areia submerso. Isso gerou a teoria de que O capitão do Titanic realmente não afundou com o navio ou na verdade, o navio que estava no desastre o Titanic seria o Olympic, como falaremos mais à frente.

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A cada contratempo que ocorria, o Olympic retornava aos estaleiros para reparos, o problema é que se utilizavam peças do seu Irmão Titanic, atrasando mais e mais a sua viagem inaugural, fato que fez com que fosse em época em que os icebergs chegaram até a rota onde ocorreu o seu naufrágio.

Após o naufrágio do Titanic o navio foi testado pelas comissões de inquérito com vistas a encontrar as características que a classe possuía que haviam contribuído para o desastre. Além disso, passou por uma reequipagem para adequar a quantidade de botes salva vidas à quantidade de ocupantes do navio.

Apesar da tragédia que a companhia tinha causado pela insensatez de enviar ao mar um navio que não tinha botes para todos, e de ter reequipado o Olympic, a White Star Line demonstrou que apesar de ter se preocupado mais com a segurança dos passageiros, ainda não era em nível desejado ou mesmo aceitável. Isso ficou evidente quando a tripulação se amotinou contra as condições de segurança do navio. Alegavam que os botes salva vidas desmontáveis que eram transportados não serviam para nada. Muitos deles sequer podiam ser montados e se fossem necessários, causariam outra desgraça.

bote desmontável

Depois de muita negociação, a White Star Line resolveu mostrar o funcionamento dos botes, dos quatro testados, um deles não funcionou, e foi acertado com os grevistas que os botes que não funcionavam fossem substituídos. Os grevistas foram presos, mas depois de um processo, não chegaram a ser punidos, dadas as circunstâncias da época e o que havia ocorrido com o Titanic.

Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, o navio foi requisitado pelo almirantado inglês para o serviço de guerra e transportou milhares de soldados em viagens pelo Mar Mediterrâneo e entre os Estados Unidos e Canadá e a Europa. Durante a guerra, encontrou o submarino alemão U-103 e teria sido atacado mas por problemas técnicos, os alemães não conseguiram disparar seus torpedos e o capitão Bertram Fox Hayes resolveu abalroar o submarino, durante o ataque, uma de suas hélices cortou o casco do submarino, que logo em seguida afundou. Apesar dos danos causados ao navio alemão, o Olympic não teve seu casco rasgado e pode navegar até a França.

Olympic com camuflagem durante a Primeira Guerra Mundial

Olympic com camuflagem durante a Primeira Guerra Mundial

Em 1919, retornou ao serviço civil, no qual permaneceu até o ano de 1935. No ano de 1934, a White Star Line fundiu-se com a Cunard e começou a aposentar os navios antigos. O Olympic foi desmontado e suas partes leiloadas, podendo-se encontrar algumas delas no hotel White Swan, na Inglaterra.

A maior controvérsia que envolve o Olympic é o de que ele não era na verdade o Olympic e na verdade era o Titanic, segundo essa teoria, a White Star Line teria trocado os navios para receber o valor do seguro que existia pelo Titanic, afundando o Olympic em seu lugar.

Em um próximo artigo vamos trazer a história do outro irmão do Titanic, o HMHS Britannic, um navio que teve muito menos sorte que o Olympic e esteve envolvido durante um dos piores episódios da Marinha Real Britânica.

 

Até a próxima!!

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Fontes: Britannica, All Thats Interesting, Titanic Facts, Ultimate Titanic, SS Maritime, The Vintage News