É verdade que o Papai Noel foi inventado pela Coca Cola??

  • por

Algumas vezes nos deparamos com algumas afirmações sobre algumas empresas e marcas que nos deixam em dúvida se são verdade ou não. Hoje vamos conhecer uma delas: a história de que teria sido a Coca Cola que teria inventado a figura do Papai Noel, ou a teria modificado para que ficasse na mesma cor da empresa. Mas será verdade que o Papai Noel foi inventado pela Coca Cola??

O Papai Noel foi inventado pela Coca Cola??

Na verdade, devemos encarar a afirmação acima como uma meia verdade, já que o Papai Noel tem suas origens no final do Império Romano. Naquela época, Nicolau era um arcebispo da Turquia que costumava deixar moedas para os mais pobres, criando uma tradição. No momento em que se tornou santo e seu dia foi escolhido como sendo 6 de dezembro. Então, as pessoas utilizaram a data para realizar uma troca de presentes, como a que conhecemos na noite de natal.

A tradição foi sendo divulgada e muitas culturas tiveram suas próprias versões do “bom velhinho” (mas que as vezes não era tão bom assim). Em algumas culturas, a figura que hoje podemos associar com um originário do Papai Noel, ao invés de dar presentes para as crianças que se comportassem bem, punia as que não se comportassem.

A publicidade entra em jogo

A Coca Cola entrou nessa história apenas em 1930. Na ocasião, uma nova campanha publicitária da companhia divulgou a imagem de um homem com roupas vermelhas, barba branca e uma barriga saliente. Com o mesmo vermelho utilizado pela marca. Antes disso, os Papais Noéis não tinham uma característica marcante além dessa relação com presentes: eram magros ou gordos e com barbas ou sem. Além disso, um desfile de papais noéis era uma balbúrdia pois eles podiam usar roupas de qualquer cor.

Pois bem, a partir da campanha de marketing da Coca Cola, a imagem que temos do personagem se uniformizou e a figura passou a ser reconhecida em qualquer lugar do mundo. No entanto, ainda podemos ver alguns papais noéis diferentes, quando se trata de campanhas associadas a empresas ou associações de pessoas que utilizam outras cores, que não o vermelho.

Assim sendo, se a figura do Papai Noel não foi inventada pela Coca Cola, pelo menos aquela que conhecemos como o “bom velhinho” chegou até nós após uma campanha de marketing da companhia.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: A mistura de Coca Cola e Mentos pode matar??7 fatos que você deveria conhecer sobre a Coca-Cola

Fontes: Terra, Segredos do Mundo, Galo da Pan, e-Farsas, Revista Veja, UOL,