O que é e quem inventou a pasteurização??

  • por

A pasteurização foi um processo criado ainda no século 19 que permite a eliminação de microrganismos presentes em alimentos. Bem, isso você já deve saber, com toda a certeza. Mas você sabe quem foi que inventou a pasteurização ou como é o seu processo?? Então, vem com a gente conhecer essas respostas no artigo de hoje.

Pasteurização

Para conhecer a resposta dessas questões devemos voltar até 1862 e observar um homem que estudava a microbiologia e que foi um dos pioneiros nessa ciências. Você já deve ter percebido que o pesquisador que inventou a pasteurização foi o francês Louis Pasteur.

Louis Pasteur

Após muitos de seus estudos, Pasteur convenceu-se de que as bactérias estavam presentes em alimentos e bebidas que as pessoas consumiam como, por exemplo, o leite, o vinho ou a cerveja. Assim sendo, para eliminar as bactérias do leite, ele resolveu fervê-lo e logo depois resfriá-lo. A experiência foi realizada em 20 de abril de 1862 e teve como resultado que as bactérias não se desenvolveram no leite objeto do teste. Estava criada a pasteurização

O processo todo, como dissemos, consiste em aquecer o alimento acima de 60° C e em seguida reduzir bruscamente a sua temperatura.

Entretanto, devemos lembrar que, mesmo com o processo de pasteurização, não são eliminados todos os microrganismos que estão presentes nos alimentos. Assim sendo, esses alimentos necessitam continuar sendo objeto de cuidados com a higiene e com a observação das melhores práticas em seu preparo.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O que causa a acne??O que é hérnia de disco??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Superinteressante, Discover Walks Blog, The Fact File, Facts