21 gramas – O experimento do peso da alma

 

peso da alma

 

A história de tão fantástica parece na verdade fake News mas fez parte de um experimento conduzido pelo médico norte-americano Duncan Macdougall, de Massachusetts, em 1907. Esse incrível experimento consistiu em pesar seis pessoas antes e depois de morrerem e constatar se houve alterações em seus pesos.

Duncan Macdougall

Duncan Macdougall

Os pacientes ficavam em uma cama atrelada à uma balança que possuia pesos metálicos para medição. Os dois primeiros pacientes que Macdougall utilizou em sua experiência tiveram seus resultados descartados pois o mecanismo ainda não havia sido corretamente ajustado.

O passo seguinte do cientista foi pesar alguns cães antes e depois da morte. Ele observou que quando os animais morriam não havia nenhuma alteração de peso levando o a concluir que os cães não possuem alma.

Retornando a experiência com seres humanos o médico fez os testes com um homem que possuia tuberculose. O paciente perdeu, em média, 28 gramas por hora, durante quase 4 horas. Quando finalmente morreu, a balança demonstrou que ele havia perdido 21 gramas.

O-peso-da-alma

Os três pacientes seguintes tiveram resultados diferentes, um deles perdeu 46 gramas e o outro 14 gramas imediatamente e 28 depois de alguns minutos. Segundo o médico isso ocorreu devido ao temperamento dos homens.

O médico morreu em 1920 e com a passagem do tempo seu estudo foi sendo considerado charlatanismo e os resultados foram contestados por estudos subsequentes. Hoje em dia a maioria dos pesquisadores acreditam que não existe o momento exato da morte o processo dura alguns dias ou semanas.

Apesar disso tudo, existem muitas pessoas que defendem o estudo realizado pelo Doutor Macdougall e dizem que ele foi conduzido de forma correta e comprovou tanto a existência da alma bem como o peso que ela tem.

Outro fato interessante sobre essa história é que em 2003 foi lançado o filme: “21 Gramas”, obra do mexicano Alejandro González Inárriatu. Que se baseia exatamente na teoria do peso da alma, da qual existem relatos muitos anos antes do estranho experimento do médico Macdougall.

Até a próxima!!

Fontes: Superinteressante, O Estranho Curioso, Hype Science, Mundo Estranho, Universo Racionalista