A vida de Edgar Allan Poe é cercada de fatos interessantes e até mesmo na morte, o escritor não conseguiu escapar dos mistérios e controvérsias. De fato, o escritor deixou inúmeros fãs nos quatro cantos do mundo e o mistério de hoje envolve um dele, que a imprensa convencionou chamar de Poe Toaster. Então, venha conosco conhecer essa história.
Poe Toaster
Antes de mais nada, é importante dizer que um dos maiores mistérios que cercam a figura de Edgar Allan Poe é o motivo e a data verdadeira de sua morte. Além, é claro, das suas supostas últimas e estranhas palavras: “Senhor, ajuda a minha pobre alma”.
Mas o nosso tema de hoje não diz respeito à morte de Poe propriamente dita, mas ao período posterior a ela. Mais precisamente o século XX, e envolve uma estranha e anônima homenagem que foi prestada no monumento que marca o local onde ficava o seu túmulo do escritor, na cidade de Baltimore, Maryland, por mais de 70 anos.
Poe Toaster é como ficou conhecida a figura que nas madrugadas dos dias 19 de janeiro de cada ano (dia do aniversário do escritor) servia-se de um copo de conhaque e brindava à memória do falecido. Em seguida, tal estranha figura, vestida de preto, com um lenço branco e chapéu de abas largas, ia embora, deixando o restante da garrafa de conhaque e três rosas.
A primeira aparição
De acordo com relatos, a tradição se iniciou em algum ano da década de 30. Contudo, não há qualquer menção ao misterioso visitante até os anos 50. Por fim, a misteriosa tradição perdurou até 2010. Muitas pessoas acreditam que o homem que inicialmente prestava a homenagem foi substituído em 1998 por um filho ou um familiar mais jovem.
Em 2010, a homenagem não foi prestada e a partir de então, não se soube mais do Poe Toaster e nunca se soube quem eram os homens que prestavam a realizavam.
Imitadores
Nos anos subsequentes, alguns imitadores tentaram seguir com a tradição e apresentar suas homenagens à Edgar Allan Poe. Contudo, os atentos observadores não se deixaram enganar e notaram de forma rápida que não se tratavam dos Poe Toasters originais.
A partir de 2016, a sociedade História de Maryland recriou a tradição, selecionando um novo Poe Toaster. A nova figura, apesar de não possuir o mistério e charme de outrora, ainda guardou o anonimato sobre sua identidade.
Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa fanpage no Facebook!!
Veja também: O misterioso Clube dos 27
Fontes: Smithsonian, The Vintage News