Por que a Gripe Espanhola recebeu esse nome??

  • por

Muitas pessoas pensam que a Gripe Espanhola, também chamada de Gripe de 1918 teria surgido na Espanha durante o período final da Primeira Guerra Mundial. Contudo, essa informação está muito longe de ser verdade e o nome da pandemia que levou aproximadamente 20 a 50 milhões de vidas recebeu esse nome por um motivo bem diferente. Então, vamos conhecer porque a Gripe Espanhola recebeu esse nome.

Gripe espanhola, mas não da Espanha

Inicialmente, devemos aclarar que a Gripe Espanhola surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, no entanto, não se tem certeza absoluta sobre a origem dela. Alguns pesquisadores apontam o estado norte americano do Kansas como origem, outros apontam que surgiu nos Estados Unidos, porém em outro local, outros ainda citam o Reino Unido ou até mesmo a China.

Contudo, foi nas trincheiras e campos de batalha europeus que a doença encontrou o caminho fácil para a sua propagação. Depois do final do conflito, a epidemia se espalhou por todos os continentes, com o retorno dos soldados para suas casas.

O nome

Os primeiros países acometidos pela doença estavam em guerra e por isso mantinham a imprensa sob controle extremo. Então, nos primeiros meses da doença, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha já registravam surtos locais da doença, acometendo a linha de frente e vários de seus quartéis e campos de treinamento. Só para exemplificar, antes que a epidemia fosse registrada pelos meios de comunicação de países neutros, 14 campos militares dos Estados Unidos já registravam casos da misteriosa doença.

Assim, o primeiro país a registrar publicamente seus casos e onde ocorreu a divulgação das informações pela mídia local, teria de ser um país neutro. Assim sendo, a primeira nação na qual a imprensa teve a liberdade de informar a sua população sobre a gripe foi a Espanha. A partir de então, a nova doença passou a ser conhecida como a Gripe Espanhola.

Um fato interessante sobre a “escolha” do nome da pandemia é que, nos primeiros periódicos espanhóis que relatavam a doença, ela tinha o nome de “Gripe Francesa”, já que acreditava-se que ela havia entrado na Espanha pela fronteira entre os dois países.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Os testes de gás venenoso das Primeira Guerra Mundial

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Brasil Escola, Aventuras na História, Revista Saúde