Por que a pipoca estoura??

  • por

A combinação entre um bom filme e uma pipoca seduz muitas pessoas, mas o que nem todos sabem responder é por que a pipoca estoura.

Aceita uma pipoca??

Na verdade a pipoca é uma variação do milho que todos nós conhecemos e é composta por amido, água e uma casca bem dura, estudos já demonstraram que sua casca é 4 vezes mais dura que a do milho comum.

Aí é que está o segredo do estouro da pipoca. Como sua casca é muito dura e a água do grão fica dentro desta casca, quando aquecemos o grão na panela ou microondas e assim sendo, aquecemos a água que se encontra dentro. Dessa forma, ele logo se transforma em vapor. Como o vapor se expande fazendo grande pressão para sair de dentro do grão, a única forma de isso acontecer é a explosão. A explosão da pipoca também forma aquela parte branca da pipoca que é o seu amido misturado ao vapor.

É durante o aquecimento que o amido que se encontra juntamente com a água acaba se fundindo e criando uma espécie de massa gelatinosa, que é o que comemos.

Para que ela estoure é necessário que a temperatura chegue acima de 150 graus centígrados. Além disso, um grão de boa qualidade, é aquela onde 98 por cento ou mais de seus grãos estouram. Ademais, uma fato interessante sobre o nosso tema de hoje é que a pipoca, quando estourada em ar quente torna-se um lanche extremamente saudável, contendo apenas 31 calorias por xícara. Além disso, cada xícara contém um pouco mais de 1600 grãos;

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Por que o Coliseu foi construído?? 

Por que cachorro molhado cheira mal?? 

Por que a mistura Coca cola e Mentos explode??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Universitário, TecMundo