Por que água e óleo não se misturam??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

agua-e-oleo1

Uma das primeiras experiências científicas que fazemos em nossa vida é a de colocar um pouco de água e um pouco de óleo em um copo. Esse experimento é feito para comprovar que os dois não se misturam. Mas você já se perguntou por que água e óleo não se misturam??

Para ser mais correto, na verdade, a água e o óleo podem ser misturados entretanto, formam uma mistura heterogênea, e assim o correto é dizer que o óleo não se dissolve em água.

E inicialmente, para explicar o porquê de o óleo não se dissolver em água, devemos considerar que água e óleo possuem polaridades diferentes sendo as moléculas de água polares e as moléculas de óleo apolares.

agua-e-oleo

Outro fator que deve ser levado em conta é o fato de que as moléculas de água são feitas por meio de ligações de hidrogênio e mesmo que as moléculas de óleo sejam atraídas pelas moléculas de água, tal atração é menor do que a ocorrida entre as moléculas de água. Além disso devemos ter em conta de que a água e o óleo possuem densidades diferentes sendo que a água é mais densa do que o óleo e acaba ficando abaixo deste.

Então, concluímos que a água e o óleo não se misturam homogeneamente devido à soma desses fatores e ainda podemos concluir que o óleo pode ser chamado de hidrofóbico, palavra que significa quem tem fobia ou aversão a água.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre a água

Fontes: Estrelas e Planetas, Megacurioso, É Porque, Alunos Online, Gênios da Ciência