Por que cachorro molhado cheira mal??

 

cachorro_molhado

Quem tem um cão como animal de estimação conhece bem aquele cheiro que pode ser sentido quando um cachorro fica molhado. Mas você sabe por que os cães cheiram mal quando se molham?? Vamos conhecer a resposta no artigo de hoje.

A resposta está em várias secreções que os cães produzem normalmente em seus corpos, principalmente pela glândula chamada de ad-anal. Quando se molham, essas substâncias que estão em sua pele e em seu pelo, sofrem uma reação química e se espalham pelo corpo. A medida que o líquido vai evaporando, o odor vai sendo liberado no ar e as nossas narinas o reconhecem como o famoso cheiro de cachorro molhado.

Em menor grau, um outro motivo que pode explicar o odor vem das colônias de fungos e bactérias que estão presentes na pele e pelos dos nossos melhores amigos. O metabolismo desses micro-organismos também é responsável por exalar um pouco de cheiro ruim.

cachorro-molhado-fedor-lista

Para evitar que o seu cão exale o desagradável cheiro, vale a pena secá-lo com uma toalha ou com um secador de cabelos, tomando cuidado, evidentemente, para não queimar a pele do seu animal.

Uma curiosidade sobre esse odor é que em uma pesquisa realizada por uma marca de aromatizantes para veículos e que buscava entender as causas principais que fazem os motoristas comprarem esse tipo de produto, os motoristas tinham que votar no pior odor para ser sentido no interior de um carro, o vencedor, como se pode imaginar, foi o de cachorro molhado.

Até a próxima!!

Veja também:Por que os animais possuem antenas??

7 fatos que você deveria conhecer sobre as Linhas de Nazca

Por que os pássaros não levam choque quando sentam nos fios??

Japonês passeia com sua tartaruga de estimação pelas ruas de Tóquio

Fontes: Diário de Biologia, UOL, Mundo Estranho, Revista Recreio