Presente em quase todas as nossas cozinhas, a cebola é um importante ingrediente de muitas receitas e muitos cozinheiros acreditam ser impossível temperar um prato sem o uso dela. Mas você sabe por que choramos ao cortar uma cebola??
Porque choramos
Na verdade, essa pergunta pode ser respondida através do estudo dos compostos que existem no vegetal e em nossos olhos e das reações químicas entre eles e pelas reações biológicas de nosso corpo. O responsável pela irritação nos olhos e nas vias respiratórias é chamado de ácido propenilsulfênico e se forma através de uma série de reações químicas que ocorrem quando cortamos a cebola.
Assim sendo, ao cortarmos a cebola, várias se suas células se rompem deixando escapar compostos sulfurados, que quando entram em contato com o oxigênio tornam-se um gás que se espalha pelo ambiente ao redor.
Esse gás quando entra em contato com a umidade presente em nossos olhos torna-se ácido sulfúrico. Esse ácido é o responsável pela irritação e ardência. Em seguida o nosso corpo reage à agressão e as glândulas lacrimais são estimuladas a produzir lágrimas com intuito de lavar o olho e retirar o ácido.
Mas, tem como evitar??
Contudo, existem algumas maneiras de cortar a cebola reduzindo a possibilidade de irritação em nossos olhos:
- Cortar a cebola embaixo da água, em uma bacia ou em água corrente. Isso faria com que toda a reação química se forme abaixo da água e não chegue até os olhos, não havendo a irritação;
- Cortar a cebola gelada ou com uma faca gelada reduziria as difusões das enzimas e também do gás, ou
- Outra maneira de reduzirmos a liberação dos compostos de enxofre seria utilizar uma faca bem afiada. Pois assim as células da cebola seriam menos rompidas, reduzindo o tamanho da reação química.
Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Veja também: Por que as bananas escurecem na geladeira??
Por que cachorro molhado cheira mal??
Curta nossa Fanpage no Facebook!!
Fontes: Mundo Estranho, Oi Educa, Químico Estudante, Alunos Online, Terra