Por que não sentimos a rotação da Terra??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email 0 0 Flares ×

nasaplanetaterra01

O movimento de rotação da Terra é importante para a vida e permite que tenhamos condições de sobreviver em nosso planeta, mas você já se perguntou: Por que não sentimos a Terra girar??

Em geral, quando nos movemos a bordo de um veículo, como um ônibus ou avião, percebemos que o mesmo se encontra em movimento, mas o mesmo não ocorre em relação ao movimento em nosso planeta, mesmo ele se movendo a velocidade de 1675 km/h.

Quando estamos em um veículo qualquer, percebemos o seu movimento devido às referências visuais que temos ao olhar para fora das janelas, à paisagem dos locais por onde passamos, as imperfeições na pista ou as vezes em que chacoalhamos devido a turbulência, além disso, temos também, as alterações na velocidade, aos sons dos motores e na inclinação do veículo.

download (29)

Agora, em relação a nosso ponto de vista, não existem pontos de referência que permitam perceber o seu movimento nas proximidades. A Lua, o sol e as outras estrelas permitem que se perceba a rotação da terra, mas a sua distância faz com que a percepção não seja imediata.

A velocidade não se altera de forma perceptível com o passar do tempo, a inclinação do Planeta Terra também não pode ser percebida facilmente a não ser pelas estações do ano e não possuímos buracos ou turbulência em nossa jornada.

A percepção do movimento de rotação da Terra foi tão difícil para os primeiros povos que para se ter uma ideia, aqueles que observavam os pontos de referência nos tempos antigos entendiam que o que girava em torno da Terra eram, na verdade, o Sol e a Lua. Pois assim parecia a eles naquela época.

Até a próxima!!

Veja também: Qual foi o maior tubarão que já existiu na Terra?? e Qual foi o maior terremoto da história no Brasil?

Fontes: Mundo Estranho, Engenharia E, Tri Curioso, Mega Curioso